Maioria checa rejeita referendo

O parlamento da República Checa rejeitou, sexta-feira, 26, o projecto de lei apresentado pela oposição comunista e social-democrata que previa a realização de um referendo sobre a instalação de um radar integrado no sistema anti-míssil que os Estados Unidos pretendem instalar junto às fronteiras da Rússia.
A proposta obteve 76 votos favoráveis em 144 deputados presentes no hemiciclo, ficando aquém da maioria de 60 por cento constitucionalmente exigida para aprovar a consulta.
Os deputados do Partido Verde (SZ), que apoiam o governo, abstiveram-se, enquanto o Partido Cívico Democrático (ODS) e seu parceiro de coligação, a União Democrata-Cristã (KDU), votaram contra.
O parlamento deverá ainda ratificar a construção do radar, decisão que deve ocorrer no início de 2008 e para a qual não há um consenso político nem apoio maioritário da população.


Mais artigos de: Breves Europa

Dinamarca antecipa eleições

O primeiro-ministro dinamarquês anunciou, dia 24, no Parlamento a convocação de eleições antecipadas para 13 de Novembro, interrompendo um mandato que só termina« em 2009.No governo desde 2001, Anders Fogh Rasmussen lidera um governo conservador minoritário que depende do apoio do Partido do Povo Dinamarquês, de...

Função Pública parou em Itália

Os trabalhadores da administração pública de Itália realizaram, na sexta-feira, 26, uma greve de protesto contra a falta de verbas no Orçamento de Estado para 2008 destinadas à renovação de contratos.A greve, que segundo os sindicatos teve uma adesão de 80 por cento, foi acompanhada por uma manifestação de milhares de...