Olmert quer falar com Assad

O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, manifestou-se disposto a dialogar com o presidente sírio, Bashar Al Assad, com o objectivo de serenar os ânimos entre as duas nações.
Em declarações citadas pela Agência France Press, Olmert mostrou-se disponível para um encontro com o chefe de Estado vizinho sem a imposição de condições prévias, esclarecendo ainda que «no que se refere às questões de segurança, prefiro falar menos e fazer mais».
Em causa estão as acusações sírias de violação do seu espaço aéreo, no passado dia 6 de Setembro, por parte de caças israelitas. De acordo com informações divulgadas pelo governo de Damasco, Israel terá invadido o território da Síria e bombardeado diversas instalações, iniciativa que mereceu já uma queixa formal junto das entidades competentes nas Nações Unidas.
Telavive não confirma os acontecimentos nem a alegada retaliação das antiaéreas sírias, mas nos órgãos de comunicação social surgiram notícias que garantem que os alvos eram instalações que albergavam material nuclear cedido pela RPD da Coreia. Pyongyang rejeitou prontamente as acusações israelitas.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Assassinos à solta na Palestina

O exército israelita continuou, na madrugada de terça-feira, as suas incursões na Cisjordânia, operações que as forças de segurança da Autoridade Nacional Palestiniana classificaram como desproporcionadas do actual contexto do território. Pelo menos uma pessoa, Hamid Rida, de 23 anos, morreu durante as operações...