«Arte e revolução na Revolução de Outubro»

Criatividade política e artística

«Arte e revolução na Revolução de Outubro» é o tema de uma das exposição do Pavilhão Central. Trata-se de uma mostra documental com imagens e texto, que abordará a importância da Revolução de Outubro nas artes plásticas, na arquitectura, na fotografia, no cinema e nos têxteis, fazendo um enquadramento histórico e artístico.
Pretende-se traçar um panorama das vanguardas artísticas no período imediatamente anterior à Revolução e da sua integração no movimento revolucionário no decurso da década seguinte, a obra do novo poder soviético no plano da educação e da cultura e a impressionante dinâmica artística e a criatividade do período pós-revolucionário.
Serão abordadas as obras de autores arquitectos e artistas como Leonidov, Melnikov, os irmãos Vesnine, Kroutikov, Malevitch, Tatlin, Larionov, Gontcharova, El Lissitsky, Rodchenko.
O artista plástico Eduardo Neves foi convidado para preparar cinco painéis alusivos ao tema.

A revolução na arte

Nenhum período da história russa – e talvez mesmo mundial – contou com tanto fervor artístico e energia criativa como o da Revolução Socialista de Outubro de 1917. Poetas, pintores, fotógrafos, arquitectos – de várias escolas estéticas e estilos artísticos – empenharam-se militantemente na criação de novos horizontes artísticos e na luta pela construção do socialismo no seu país.
O departamento encarregue da educação pública e das questões da cultura, o Comissariado para a Instrução do Povo, dirigida por Anatoly Lunacharsky estabeleceu um conjunto de prioridades para estas áreas. Foram criadas diversas agências para tratar questões como a liquidação da iliteracia, o desenvolvimento do ensino profissional, o publicismo, literatura e avaliação de reportórios artísticos e as ciências.
Também no campo das artes visuais foi feito um significativo investimento: havia que estabelecer novos patamares de consciência social e defender a jovem Revolução, acossada por forças militares estrangeiras e nacionais. Tal tarefa exigia uma arte transformada e transformadora.
A criação de objectos úteis para uso quotidiano foi uma das prioridades. A cerâmica e o vestuário são dois exemplos notáveis, nos quais se aplicaram conceituados artistas como Malevich ou Rodchenko.
O desenho criativo, o agit-prop, a publicidade ou a fotografia foram outra das áreas mais desenvolvidas. Os versos-slogan de Maiakovsky ou as «janelas Rosta» ficaram na história das mais inovadoras e revolucionárias obras artísticas.
Sob a direcção do Comissário do Povo Lunacharsky, realizaram-se relevantes experiências no campo cultural, educativo e ideológico, com a dinamização por todo o país dos comboios e dos barcos de agitação e propaganda, divulgando a todo o povo as ideias e as artes revolucionárias.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Tudo começou na poesia...

«Voa mais alto» é o mote da 15.ª Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, agora já na fase final de preparação. Isaura Lobo, da Comissão da Festa, destaca a qualidade dos trabalhos.

180 promovem Festa em Faro

A Festa do Avante! foi o centro da festa-convívio que juntou cerca de 180 militantes e simpatizantes do PCP na Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, no dia 4, promovida pela Comissão Concelhia de Faro do PCP.

De Viana do Castelo para a Atalaia

«Em festa para a Festa» é o lema do Autocarro da Juventude que a Organização Regional de Viana do Castelo da JCP está a organizar. O objectivo é transportar jovens do distrito até à Quinta da Atalaia, facilitando as viagens de ida e de regresso dos visitantes da Festa do Avante!.O conjunto da viagem e da EP custam 45...

Trabalhar para o bronze... <br>e para a Festa

Sol, água, uma vista fabulosa sobre o Tejo e um ambiente divertido e acolhedor – tudo isto encontras nas jornadas de trabalho da Festa do Avante!. O material está à espera de todas as mãos que tenham vontade de ajudar a construir a Festa: pincéis, pregos, martelos, chaves, braçadeiras, entre outros.A possível falta de...

Cem jovens no torneio de futsal

Dez equipas participaram no Torneio Avante! de Futsal, que se realizou na Escola Secundária de Ermesinde, no dia 4, com o objectivo de divulgar a Festa do Avante!, afirmar a JCP e defender o acesso ao desporto.No total, o torneio envolveu mais de cem jovens, numa iniciativa onde se prosseguiu a recolha de assinaturas...