MST denuncia violência agrária

Dirigente escapa a atentado

A secção do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Estado de Alagoas, no Brasil, denunciou uma nova tentativa de assassinato perpetrada contra um dos seus dirigentes locais.
Segundo o MST, no passado dia 3 de Agosto, ao final da manhã, Iranildo Manoel, de 37 anos, foi alvo de uma emboscada junto a um acampamento de assalariados rurais da cidade de Delmiro Gouveia.
Apesar de ter sido baleado com cinco tiros, Iranildo escapou ao atentado e parece já não correr perigo de vida.
Alagoas é um dos estados brasileiros onde o conflito entre agrários e Sem Terra se encontra mais aceso. No último mês de Março, milhares de trabalhadores realizaram uma marcha para exigirem a satisfação das necessidades básicas da maioria dos membros da respectiva comunidade – trabalho, terra, habitação, educação, saneamento – e reivindicarem a agilização e rapidez dos processos de entrega de terras no âmbito da prometida democratização da propriedade fundiária.
A morosidade e burocracia na implementação da reforma agrária levou os populares a ocuparem mais uma fazenda na região de Alagoas pouco tempo depois do protesto, iniciativa de força que irritou de tal forma os latifundiários que estes voltaram a recorrer aos mercenários como instrumento repressivo contra a luta dos camponeses.


Mais artigos de: Internacional

Golpe consumado em Timor

José Ramos-Horta convidou Xanana Gusmão a formar governo desrespeitando a vontade popular que deu à Fretilin a vitória nas legislativas de 30 de Junho.

Armas dos EUA perdidas no Iraque

Os militares norte-americanos perderam o rasto a milhares de armas enviadas para o Iraque. A notícia surge na semana em que Bush pediu um reforço dos créditos de guerra.

«A chama eterna»

Ao cumprir-se o primeiro aniversário sobre a delegação das responsabilidades governativas por parte de Fidel Castro (a que os cubanos chamam de Proclamação porque, mais que uma passagem de responsabilidades no quadro democrático constitucional vigente, foi uma decisão compreendida e assumida pelo povo), o Comandante...