Fenprof

Escola aos cinco anos, não!

A ministra da Educação abordou recentemente a intenção de antecipar a obrigatoriedade escolar para os 5 anos. A Fenprof comenta que, se o Ministério «pretende tornar obrigatória a frequência da educação pré-escolar, no ano imediatamente anterior ao ingresso no 1.º ano do ensino básico, contará» com o seu apoio. «Contudo, se a intenção for a antecipação da entrada no 1.º ciclo do ensino básico, então a Fenprof estará em absoluto desacordo, por entender que existem etapas no desenvolvimento da criança que não podem ser ultrapassadas e que deverão ser respeitadas, o que dessa forma, não aconteceria», argumenta.
A Fenprof defende a expansão da rede pública de educação pré-escolar, prevendo que «poderá ser perfeitamente alcançada num prazo máximo de 2 anos». A organização considera fundamental que as crianças de cinco anos frequentem obrigatoriamente este sub-sistema, ao mesmo tempo que se torne generalizada a oferta às crianças de 3 e 4 anos.


Mais artigos de: Juventude

Estudantes contra novo regime jurídico

Os estudantes do ensino superior estão contra o novo Regime Jurídico do Ensino Superior, aprovado na semana passada, afirmando que está em causa o futuro do País.

<em>Finalíssima</em> Sul no sábado

No próximo sábado, às 16h, realiza-se a Finalíssima Sul do Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores, no Largo Camões, em Lisboa. Na véspera, às 21h30, tem lugar a final regional de Portalegre, na Barragem do Maranhão, em Avis, com a participação de Money Making Machine (Avis), Splinther (portalegre) e Imply Motion...

O ideal comunista em debate

«O ideal comunista» foi o tema de um debate promovido pela Organização do Ensino Secundário da Figueira da Foz da JCP, realizado recentemente, no CT do PCP.Como assinalaram os participantes, esta iniciativa surgiu num momento de graves avanços da ofensiva de direita por parte do Governo, retirando os mais elementares...