Visita em Coimbra

Faltam condições de estudo

A JCP visitou a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com uma delegação em que participou Miguel Tiago Rosado, deputado do PCP na Assembleia da República.
Com esta iniciativa, a JCP procurou aprofundar o conhecimento acerca dos problemas dos estudantes nestas duas instituições e aproveitou para lançar na região a campanha nacional de recolha de assinaturas contra as políticas seguidas para o sector.
Na Escola Superior de Educação ficou claro o descontentamento dos estudantes face ao aumento das propinas no ensino politécnico. Nesta instituição em particular, prevê-se que atinja o valor máximo no próximo ano, como foi referido pelo presidente da Associação de Estudantes.
Na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, os estudantes continuam a reivindicar a construção de novas instalações. Actualmente não dispõem das mais básicas condições de estudo e nem as salas de aula têm espaço suficiente. Muitos alunos são obrigados a assistir às aulas sentados no chão.
A visita terminou com a recolha de cerca de cem assinaturas à porta das cantinas centrais da Universidade de Coimbra, uma «prova clara da disponibilidade dos estudantes para lutarem por novas e melhores políticas para o ensino superior», como refere a Organização do Ensino Superior da JCP.


Mais artigos de: Juventude

Mais um passo para a privatização

A JCP alerta para as consequências negativas do regime jurídico de avaliação que o Governo quer introduzir no ensino superior, entre elas o regime de fundações.

Obesidade preocupante

Mais de 30 por centro das crianças portuguesas entre os sete e os 11 anos são obesas ou têm excesso de peso, revelou a Organização Mundial de Saúde (OMS).Segundo dados da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade, as causas para a obesidade em Portugal estão relacionadas com uma dieta hipercalórica e com o...

Universidade de Coimbra <br>inicia prescrições

O sistema de prescrições está a ser implementado na Universidade de Coimbra. Recentemente, vários estudantes receberam cartas a informar que seriam excluídos do ensino superior se não tivessem completado pelo menos um quarto da licenciatura nos últimos três anos, acrescentando que só poderiam reingressar no ano lectivo...

Assinaturas em Évora <br>pelo ensino público

O Colectivo da Universidade de Évora da JCP promoveu uma recolha de assinaturas na cantina do Colégio Luis Verney, na quinta-feira, integrada na campanha nacional «Pela defesa do Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade».Contestando a descaracterização e privatização do ensino superior público, a JCP exige o fim...