Comunidade portuguesa em França

Unidos contra encerramento dos consulados

Cerca de 500 portugueses manifestaram-se, sábado, em Paris, para protestar contra a intenção do Governo PS em encerrar o consulado de Portugal em Versailles.
Esta iniciativa, convocada pela Comissão de Defesa do Consulado, formada em 26 de Janeiro na sequência de uma reunião que juntou dirigentes de 20 associações da área consular, contou com a participação dos membros dos Conselhos das Comunidades Portuguesas.
«Povo unido jamais será vencido» e «Restruturação sim, liquidação não» era o que se podia ler nos diversos cartazes empenhados pelos portugueses residentes em França. Além de protestarem contra o encerramento do consulado, os emigrantes manifestaram-se também contra a venda do edifício.
O consulado de Versailles é uma das seis estruturas que o Governo português pretende encerrar em França no âmbito do projecto de reestruturação consular.
Desde que foi divulgado o projecto, em Dezembro, os portugueses em França têm realizado várias manifestações, concentrações, vigílias, petições e abaixo-assinados contra o encerramento daqueles seis postos.
No sábado, os conselheiros das Comunidades Portuguesas em França e os seis colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal estiveram reunidos e decidiram realizar, a 18 de Março, uma grande manifestação em Paris. No dia 4 de Março, novas acções realizar-se-ão em cada uma das áreas consulares.
Entretanto, está a circular um folheto do PCP em solidariedade com as comunidades portuguesas. No documento apela-se à mobilização e luta «contra a desastrosa política de direita».
«Esta obsessão economicista do Governo quanto às comunidades portuguesas é um absurdo e revela ausência de uma estratégia e de uma política externa de afirmação e projecção de Portugal no mundo, coerente com o interesse nacional e com os interesses das comunidades», lê-se no folheto.


Mais artigos de: Nacional

«Insuficiência de respostas» <br>em Odivelas

Os eleitos da CDU na Câmara de Odivelas votaram contra a Carta Educativa do concelho. Em causa está o facto deste documento ter respostas «insuficientes» às perspectivas de crescimento da população.

Ouvir a cidade sobre PDM

Os vereadores Ruben de Carvalho e Rita Magrinho vão realizar hoje, quinta-feira, às 21h00, na sub-sede do Clube Oriental de Lisboa (Rua Gualdim Pais, 44 Xabregas), um encontro/debate com a população em torno da revisão do Plano Director Municipal (PDM).

ASPP/PSP denuncia «graves problemas»

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) pediu ao Governo para regulamentar a fixação dos horários de trabalho dos polícias, os quais «têm estado à mercê das hierarquias». A inexistência de horários de trabalho na PSP «tem trazido graves problemas» aos profissionais e suas famílias, que «não são...

A justiça venceu em S. Cristóvão

Embora tardiamente, a tomada de posse da Assembleia de Freguesia de S. Cristóvão vai ser repetida, pondo fim à ilegalidade em que vivia desde 30 de Outubro de 2005. A reposição da legalidade é uma vitória da lei e dos eleitos da CDU que não só denunciaram as «manobras rasteiras» do presidente da Junta, como solicitaram a...

Eleições na «A Voz do Operário»

As eleições para os corpos gerentes de «A Voz do Operário» vão realizar-se no próximo dia 22 de Fevereiro, entre as 15h00 e as 22h00, na sua sede social. A lista concorrente é encabeçada por Arménio Carlos, para a Assembleia Geral, Manuel Figueiredo, para o Conselho Fiscal, e Modesto Navarro, para a Direcção.