Organização Concelhia de Penalva do Castelo

Primeira Assembleia da Organização

Realizou-se no dia 28 de Janeiro, a 1.ª Assembleia da Organização Concelhia de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu. O organismo de direcção foi eleito e ficou composto por oito elementos.
A direcção eleita decidiu que as futuras reuniões da Comissão Concelhia serão mensais e descentralizadas, rodando a sua localização entre as diferentes freguesias. Durante a Assembleia dois novos militantes aderiram ao Partido.
Na resolução política aprovada destaca-se que a efectivação desta assembleia decorre ela mesma de um «significativo reforço da organização, intervenção e influência do Partido no concelho». No documento, afirma-se a determinação da organização concelhia em prosseguir a responsabilização de quadros e a distribuição de tarefas entre os quadros do Partido. A integração dos novos inscritos nos organismos e o recrutamento dirigido – fundamentalmente a sindicalistas, a integrantes nas listas da CDU e a jovens e mulheres trabalhadores.
O aumento da venda do Avante! e de O Militante é outra das orientações traçadas, a par com o reforço do contacto regular entre o Partido e os militantes. Para os comunistas de Penalva do Castelo, a concretização integrada deste conjunto de orientações e direcções de trabalho «constituirá uma ajuda decisiva para o reforço orgânico do Partido e dará um forte contributo para uma ligação mais profunda aos problemas dos trabalhadores e das populações do concelho».
O reforço do Partido é tão mais importante quanto se agrava a situação social do concelho: entre 1991 e 2001, o desemprego aumentou 127,6 por cento, enquanto a taxa de analfabetismo se mantinha nos 17 por cento. Em 2001, prossegue a resolução aprovada, 47 por cento da população activa trabalhava no sector secundário, nomeadamente na construção e indústria extractiva. Para os comunistas, o desenvolvimento económico e social do concelho exige a ruptura clara com o modelo seguido nas últimas décadas.


Mais artigos de: PCP

Contra-reforma no Ensino Superior

O PCP afirmou, em conferência de imprensa realizada anteontem, estar em curso o «mais forte, vasto e demolidor ataque» ao sistema público de Ensino Superior.

Pelo direito à saúde!

Conhecido o relatório sobre a «requalificação» das urgências, que prevê o encerramento de diversos serviços, as organizações do Partido manifestam-se disponíveis para lutar.

Luta fez Governo recuar, mas não chega

No dia 2 de Fevereiro, no Montijo, realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre o que está em causa no referendo do próximo domingo, que contou com a participação de Vasco Cardoso, da Comissão Política (notícia nesta edição). Na iniciativa, os participantes reiteraram a intransigente defesa da manutenção das urgências...

<em>Autoeuropa</em> deve compensar trabalhadores

A célula do PCP na Autoeuropa defende que os trabalhadores sejam compensados pelo aumento dos lucros – que em 2005 foram da ordem dos 36 milhões de euros. Num comunicado do dia 4, editado no sítio da Internet da célula, www.ofaisca.org , os comunistas exigem que as compensações pelos resultados da empresa aconteçam já...

UE «descobre» que <em>Yazaki</em><br> recebeu 10 milhões

A Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP está a denunciar os avultados apoios comunitários recebidos pela multinacional Yazaki Saltano, que ameaça despedir meia centena de trabalhadores. Os comunistas de Aveiro destacam a intervenção da deputada comunista no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo, que colocou à...

Porto homenageia <br>Dias Coelho e Lopes-Graça

Assinalando a passagem do 45.º aniversário do seu assassinato, esteve patente na Cooperativa Árvore, no Porto, uma exposição evocativa de José Dias Coelho, inaugurada por Francisco Melo e Margarida Tengarrinha,.