Imprensa cala pessoas com deficiência

Os organismos de deficientes acusaram, na passada semana, a comunicação social de tentar calar as pessoas com deficiência ao não divulgar as suas actividades. Esta denúncia surgiu durante a jornada de reflexão sobre «A imagem do deficiente na comunicação social portuguesa» que decorreu na Assembleia da República e juntou representantes de associações de deficientes e de organismos da comunicação social.
O encontro, organizado pela Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e pela Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), visou debater a imagem que o deficiente tem na imprensa.
Concluíram os participantes que a imagem não é a melhor, sendo a sua omissão a mais grave das faltas. «Há muitas formas de nos calarem e uma delas é não noticiarem as nossas actividades», acusou o presidente do CNOD, Henrique Mendonça.
Um dos exemplos da pouca cobertura dada às actividades das pessoas com deficiência são os Jogos Paralímpicos, o que levou mesmo algumas organizações a apresentarem queixa junto da AACS.
Neste encontro ficaram ainda registadas futuras lutas das organizações de pessoas com deficiência, nomeadamente pelo fim da taxa de radiodifusão para os surdos.
Os participantes ratificaram depois a Declaração Europeia sobre os Media e a Deficiência, um documento que defende a promoção de «alterações nos principais sectores dos media para melhorar a forma como retratam as pessoas com deficiência e para melhorar a sua inclusão», entre outros pontos.


Mais artigos de: Nacional

PAC é má para Portugal

A CNA exige que o Governo crie linhas de crédito sem juros para os produtores de leite penalizados por excederem as quotas leiteiras.

Verdes acusam Governo

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes», reunido sábado em Lisboa, acusou o Governo de «desmantelar instrumentos vitais para a sobrevivência do país».

Solidariedade com os presos nos EUA

O Comité Português para a Libertação dos Cinco Patriotas Cubanos, em nota enviada ao Avante!, apela a todos os democratas para que façam sentir a sua indignação junto da Embaixada dos EUA em Portugal e do Departamento de Justiça dos EUA - por carta, telefone ou fax, nos endereços abaixo indicados - de modo a que estas...

Degradação dos bairros municipais

Rui Sá, vereador do PCP na Câmara Municipal do Porto, afirmou na passada semana que se a presidência da autarquia fosse da CDU o pelouro da Habitação já teria sido retirado ao social-democrata Paulo Morais.«Não é verdade que o pelouro da Habitação se mantenha em Paulo Morais por vontade dos eleitos do PCP, porque a CDU...

Balanço negativo em Vale de Santarém

Passado cerca de ano e meio após as últimas eleições autárquicas, a Comissão Coordenadora da CDU de Vale de Santarém fez, em documento distribuído à população, o balanço daquilo que tem sido a actividade da Junta de Freguesia e a intervenção dos eleitos na respectiva Assembleia.«Votámos contra os aumentos exagerados das...

Taxistas voltam a parar hoje

No fecho da edição mantinha-se a convocatória para a manifestação nacional de taxistas, em Lisboa, em protesto contra o Pagamento Especial por Conta do IRC, que deve reunir muito mais profissionais do que o protesto de 27 de Junho (na foto, a concentração no Terreiro do Paço). As estruturas representativas dos...

Caso Parque Mayer

Há muita gente que não sabe que o Parque Mayer é propriedade de particulares. Não é da Câmara de Lisboa. Isso não obsta a que o município se empenhe na solução do problema da sua requalificação. Pelo contrário. Mas o que tem acontecido constitui uma subversão de valores: à custa do município, os privados obtiveram...