Irmãos Kaczynski perdem Varsóvia

O município da capital da Polónia mudou de mãos no passado domingo, 26, na sequência dos resultados da segunda volta das eleições municipais. A candidata liberal, Hanna Gronkiewicz-Waltz, da Plataforma Cívica (PO), principal partido na oposição, obteve 52 por cento dos votos, derrotando o antigo primeiro-ministro, e presidente em exercício da edilidade, Kazimierz Marcinkiewicz, cabeça de lista do partido Lei e Justiça (PiS), no poder.
Para a candidata vencedora «os eleitores mostraram um cartão vermelho ao PiS», que governa a cidade há quatro anos. Contudo, a vitória de Gronkiewicz-Waltz ficou a dever-se à concentração de votos do eleitorado de centro-esquerda, cujo candidato, Marek Borowski, obteve na primeira volta 22 dos votos.
Em 2002, o município foi conquistado por Lech Kaczynski (PiS), que abandonou o cargo para se tornar presidente da República em Novembro do ano passado, dois meses depois de o seu irmão gémeo, Jaroslaw Kaczynski, actual primeiro-ministro, ter ganho as legislativas.
A direita conservadora, que controla o governo e a presidência, conseguiu manter a segunda cidade da Polónia, Lodz, mas falhou o objectivo de conquistar ao centro esquerda o município de Cracóvia.


Mais artigos de: Europa

«Mercado saturado»

O construtor automóvel alemão Volkswagen alega que o mercado europeu está saturado e que a elevada cotação do euro impede as exportações. Na passada semana anunciou a redução de quatro mil dos cerca de cinco mil trabalhadores da sua fábrica na Bélgica.

Esquerda sobe

A batalha contra a «constituição europeia» deixou marcas profundas no eleitorado holandês que, nas legislativas da semana passada, penalizou o centro-direita e reforçou a esquerda socialista que se destacou na campanha pelo «Não» à constituição europeia.

Debate necessário

A adesão de Portugal à União Europeia teve profundas repercussões no País aos mais diversos níveis, pelo que importa aprofundar a situação actual, perspectivar a evolução da União Europeia a curto prazo, as ameaças e perigos para ao País e enunciar as alternativas que defendemos. É o que iremos fazer no Encontro Nacional...