Contra as políticas de direita

O povo saiu à rua

Luís Gomes
Apesar do temporal que assolou o País, dezenas de milhar de trabalhadores deram mostras de uma enorme combatividade ao fazerem da manifestação da CGTP-IN, de sábado, em Lisboa e mais 20 cidades, uma forte jornada «Pela mudança de políticas».

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

«Fazemos com um tostão <br>o que muitos não fazem <br>com um milhão»

A Assembleia da República já aprovou, com os votos favoráveis do PS, a nova Lei das Finanças Locais. Este novo acto legislativo contraria frontalmente os princípios constitucionais que regulam a autonomia do Poder Local democrático e o sistema de distribuição de recursos públicos, debilita a capacidade financeira dos municípios, aprofunda as desigualdades verificadas no desenvolvimento territorial, reforça a injustiça na repartição dos recursos públicos pelas autarquias, favorecendo as mais ricas e castigando as mais pobres, já que introduz critérios como o do financiamento através de uma parcela do IRS cobrada no respectivo território. Também as freguesias vão ser afectadas com esta nova lei.

Protesto nacional por outra política

Para dar seguimento à manifestação de 12 de Outubro, em Lisboa, a CGTP-IN decidiu descentralizar o protesto dos trabalhadores, que se fez ouvir no passado sábado nas ruas de 21 cidades.