Base das Lages

O País deve ser esclarecido

A confirmarem-se as notícias vindas a público sobre a utilização da Base das Lages por aviões israelitas e a possibilidade de utilização directa ou indirecta da carga destas aeronaves no esforço de guerra israelita, o PCP levantará a questão na Assembleia da República, nomeadamente através da sua Comissão Permanente.
Em nota do Gabinete de Imprensa, divulgada no passado dia 8 de Agosto, o PCP exige que o Governo esclareça o assunto ao País e clarifique em que informações as autoridades portuguesas se basearam para autorizar o trânsito em território português destas aeronaves.
O PCP volta a manifestar a sua frontal oposição à utilização do território português para apoio directo ou indirecto a acções militares ofensivas, como é o caso da agressão israelita ao Líbano, que mais uma vez condena vivamente.
Os comunistas, que defendem um «cessar-fogo imediato e incondicional» e a «retirada do exército israelita do território libanês», reiteram ainda a sua «frontal oposição à participação directa ou indirecta de Portugal numa chamada “força internacional de interposição” que apenas acrescentaria mais factores de tensão na região».


Mais artigos de: PCP

Governo ignora recomendações

O Governo «ignora» as recomendações mais importantes do estudo elaborado por um grupo de trabalho internacional sobre o sistema dos laboratórios do Estado

Desigualdades aprofundam-se

As desigualdades aprofundam-se em Portugal em resultado de um modelo de desenvolvimento» assente numa política macro-económica subordinada ao Pacto de Estabilidade e Crescimento e ao Banco Central. Um modelo que «aposta nos baixos salários e no emprego precário», pauta-se por uma injusta distribuição do Rendimento Nacional e «perfilha a tese do primado do mercado e do Estado mínimo».

Ilegalidades persistem

Os serviços da Câmara Municipal do Porto retiraram, em menos de 24 horas, a propaganda de divulgação da Festa do Avante!que o PCP havia colocado no dia anterior.

A face do anticomunismo

A Célula dos Trabalhadores Comunistas da Câmara Municipal de Setúbal acusou o porta-voz do PS local de ter um comportamento «vergonhoso e indigno de democratas».

PCP contesta aumento no Castelo S. Jorge

Os comunistas de Lisboa contestam o aumento de três para cinco euros da entrada no Castelo de São Jorge, em Lisboa. A autarquia justificou este agravamento do preço, que deverá entrar em vigor em Outubro, com a necessidade de investimento em novos projectos e reabilitação. Foi o que disse, em declarações à Lusa, José...

Aleka Papariga em Portugal

Esteve no nosso País, a convite do PCP, uma delegação do Partido Comunista da Grécia, dirigida por Aleka Papariga, Secretária-Geral do KKE.A delegação dos comunistas gregos, que chegou anteontem a Portugal, aqui permanecendo dois dias, teve ontem uma reunião de trabalho com uma delegação do PCP da qual faziam parte o seu...

O Globo terrestre na Festa

Patente, na 30.º edição da Festa do Avante!, no quadro da Exposição de Ciência e Tecnologia, como já noticiámos em anteriores edições, estará uma área temática intitulada «A terra – degradação do solo». Para além de vários módulos expositivos e interactivos, este tema contará com um espaço dedicado à «Terra – Globo...