DORAL acusa

Portugal perde na Europa

O acordo alcançado sobre as perspectivas financeiras do III Quadro Comunitário de Apoio (QCA) suscita muitas preocupações à Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP. Para os comunistas, o acordo entre o Conselho Europeu, a Comissão Europeia e o Parlamento, significa um corte de 10 por cento para Portugal. O País vai-se debater com uma perda de um milhão de euros/dia, o equivalente ao Fundo de Coesão.
Referindo-se a «notícias diversas» que dão conta de elevados cortes para o Algarve, a DORAL acusa que a região passou a constar das regiões ricas «não pelo seu progresso ao nível de desenvolvimento, mas por malabarismos estatísticos que nos colocam num patamar que não corresponde à realidade».
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu suscitaram o problema das possíveis consequências do chamado «efeito estatístico» sobre o Algarve, informa a DORAL, que lembra que o deputado do PCP, Pedro Guerreiro, produziu uma declaração de voto escrita onde afirma que as «verbas acordadas são manifestamente insuficientes para fazer face à situação económica, social e ambiental que se vive na UE alargada.


Mais artigos de: PCP

Saúde em risco

A ofensiva do Governo contra o Serviço Nacional de Saúde faz-se sentir no distrito de Bragança. O PCP está na vanguarda da luta em defesa deste direito constitucional.

Acidentes de trabalho não são fatalidade

«Está provado que os acidentes de trabalho não são uma fatalidade, são quase sempre o resultado da falta de condições de segurança», afirma a Direcção da Organização Regional de Setúbal, numa nota de imprensa evocativa do dia nacional de prevenção e segurança no trabalho, que se assinalou no passado dia 28. Os comunistas...

Educação é direito em perigo

Os professores comunistas de Braga denunciaram, em conferência de imprensa realizada no dia 18, que a Educação é, no distrito, um direito em perigo. Denunciando a «ofensiva contra a escola pública» actualmente em curso, os comunistas lembram que nenhuma das medidas do Governo visa, por exemplo, o descongestionamento da...

Governo ignora regiões

O Governo está a preparar no segredo dos deuses o Quadro de Referência Estratégico Nacional e os Programas Operacionais para 2007/2013, que darão continuidade ao apoio comunitário aos investimentos de desenvolvimento. Ou seja, um grupo de trabalho, criado há meses, vem preparando estes documentos sem conhecimento da...

«Uma festa a valer!»

A Direcção da Organização Regional de Beja do PCP vai realizar, este ano, em Junho, nos dias 3 e 4, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, mais uma edição da «Festa Alentejana». No domingo, 4 de Junho, realiza-se a habitual homenagem a Catarina Eufémia, com uma romagem a Baleizão.