Hoje e amanhã, em Coimbra

Jornadas Parlamentares do PCP

A prevenção de incêndios florestais e a política de transportes públicos são dois dos temas que vão estar em destaque nas Jornadas Parlamentares do PCP que se iniciam hoje, prolongando-se por amanhã, em Coimbra.
A necessidade de conferir prioridade à prevenção e à organização da floresta constituem aspectos centrais para os quais a bancada comunista de há muito vêm chamando a atenção e que, lamentavelmente, continuam ausentes da política do Governo
Por isso a relevância acrescida desta abordagem nas Jornadas, que servirão igualmente para uma avaliação dos meios disponíveis para o combate aos fogos florestais, bem como de outras questões a eles associadas como a da guarda-florestal, da vigilância e carências que se têm verificado a este nível.
Nas Jornadas, que contarão com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, que intervirá na abertura, analisada será, por outro lado, a política de transportes públicos, onde se tem assistido a um desinvestimento por parte do Governo, com graves custos para as populações e para o desenvolvimento do País.
Vários aspectos de interesse local e regional serão também objecto de visitas e encontros, merecendo, simultaneamente, detalhada análise no decurso dos trabalhos, como é, por exemplo, o encerramento da maternidade da Figueira da Foz, assunto muito sentido pela população da região Centro.
Aprovadas e anunciadas nas Jornadas, segundo Bernardino Soares, presidente da bancada do PCP, serão ainda as iniciativas parlamentares a apresentar até ao final da sessão legislativa.


Mais artigos de: Assembleia da República

Reduzir direitos

Jerónimo de Sousa criticou as propostas de reforma da segurança social apresentadas pelo Governo, acusando-o de querer reduzir direitos e as prestações sociais e de prosseguir a política de direita.

Por um ensino de qualidade e gratuito

O Parlamento vota hoje um projecto de lei do PCP que define o regime de certificação e adopção de manuais escolares. Esta é mais uma iniciativa legislativa comunista animada pelo propósito de garantir um ensino de qualidade e gratuito.

Amputar o pluralismo

A redução do número de deputados e a criação de círculos uninominais são um entorse ao pluralismo e à representatividade.

Novos dados adensam escândalo

O Grupo Parlamentar do PCP voltou a insistir junto do Governo para que este esclareça a sua posição e eventuais procedimentos adoptados no que se refere aos aviões da CIA utilizados para sequestro e prisão com passagem pelo espaço aéreo e aeroportos nacionais.

A aparência da igualdade

O PCP considera da «maior gravidade» que, em consequência da chamada «lei da paridade», as leis eleitorais incluam normas que impõem regras ao funcionamento interno, liberdade de decisão e organização dos partidos, com a sanção de os excluir de actos eleitorais.