Joaquim Casimiro

«Continuar o seu e nosso combate»

«Joaquim: hoje vemos-te partir. Nunca te vimos quebrar!», disse João Vieira, dia 5 de Março, em representação da Direcção Nacional da CNA, no funeral de Joaquim Casimiro.

Joaquim Casimiro vai continuar para sempre em todos os nossos combates

O corpo do dirigente associativo saiu da Casa Mortuária das Águas para o cemitério de Charnais coberto pelas bandeiras da CNA e do PCP, Partido de que era militante.
Naquele momento, «de dor e de pesar», que reuniu largas centenas de pessoas, João Vieira, da Direcção Nacional da CNA, lembrou que Joaquim Casimiro «foi um incansável lutador pela causa que há muito abraçou desde a criação das ligas de pequenos e médios agricultores e rendeiros à fundação da CNA. O seu contributo foi determinante para o crescimento e fortelecimento da CNA e para que esta, hoje, possa desempenhar um papel insubstituível e de primeiro plano na defesa dos interesses dos agricultores e da agricultura portuguesa».
«E foram tantas e, por vezes, tão intensas as nossas batalhas em prol da lavoura! Foram tantos os momentos de debate franco, e de simples convívio também!», acrescentou.
João Vieira acentuou ainda que «a melhor homenagem que possamos aqui prestar, hoje, ao nosso companheiro Joaquim Casimiro, é a de nos comprometermos a continuar o seu e nosso combate, pois os agricultores e a agricultura portuguesa enfrentam sérios problemas, numa situação complexa com implicações internacionais profundas».
No final da intervenção, o dirigente da CNA disse ainda: «Não nos vimos aqui despedir mas apenas dizer um adeus porque o nosso companheiro de luta Joaquim Casimiro vai continuar para sempre em todos os nossos combates presentes e futuros para que haja mais justiça e dignidade nos campos, razões pelas quais lutou».
«Neste momento, curvamo-nos perante a sua memória e reafirmamos o seu exemplo numa luta que foi a sua, e que continuará a ser, a nossa!», terminou.
Por seu lado, Agostinho Lopes, membro do secretariado e da comissão política do PCP, homenageou «em nome da direcção do PCP o militante Joaquim Casimiro enquanto impulsionador e construtor do principal movimento do campesinato português».
Joaquim Casimiro tinha 59 anos. Além de fundador da CNA era o representante actual da estrutura no Conselho Económico e Social (CES).
Em 2003, por ocasião dos 25 anos desta organização e do IV congresso da Confederação, Joaquim Casimiro foi agraciado pela Presidência da República com a Comenda da Ordem de Mérito Agrícola.


Mais artigos de: Nacional

Celebrar a liberdade e a democracia

Porque os portugueses sentem que muitas das jubilosas esperanças nascidas com a Revolução de Abril ainda não se concretizaram, a Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril apela à participação de todos os democratas na manifestação que terá início no Marquês de Pombal, seguindo o desfile pela Avenida da Liberdade até ao Rossio.

CDU impedida de atender a população

Na última reunião da Junta de Freguesia de Ermesinde, a CDU apresentou uma proposta tendente à criação de um Gabinete de Atendimento à População, que funcionaria nas instalações da Junta na última sexta-feira de cada mês, entre as 17 e as 19 horas. O objectivo era o de aprofundar a ligação dos eleitos da CDU às...

Apoio ao movimento associativo

A CDU está a levar a cabo uma campanha de contactos com as associações de Santa Maria da Feira, apesar de a disponibilização dos contactos por parte da Câmara Municipal ter, inadmissivelmente, negado o acesso a esta força política aos contactos das associações do concelho.«Relembramos ter apresentado um pedido ao...

Visita à freguesia de Alhos Vedros

O presidente da Câmara Municipal da Moita e os vereadores com pelouros efectuaram, recentemente, uma visita à freguesia de Alhos Vedros. A visita, que antecedeu a reunião pública descentralizada, decorreu entre as ruas do centro da vila e o Cais do Descarregador e foi acompanhada pelo executivo da Junta de Freguesia de...

Informação aberta a toda a comunidade

Conscientes da importância da Internet como forma de divulgação e disponibilização de conteúdos informativos, os eleitos da CDU na Assembleia de Real, Penalva do Castelo, decidiram disponibilizar um sítio na Internet em www.cduemreal.no.sapo.pt «Quisemos que este espaço fosse um espaço de informação aberto a toda a...

Solidários com Cuba

Realiza-se no próximo dia 20, pelas 18h30, no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, uma iniciativa contra o terrorismo e o bloqueio imposto pelos EUA a CubaPromovida pelo STAL/CGTP-IN, o encontro tem ainda como objectivo lembrar o atentado à bomba contra a embaixada daquele país em...

Construtoras da liberdade

«O exemplo, a experiência e a história de vida da Sofia e da Georgette estão presentes. Resta-nos agradecer-lhes e continuar a luta», afirmou, domingo, Natacha Amaro, durante uma iniciativa do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), em Alhandra, na CURPIFA, onde se homenageou Sofia e Georgette Ferreira, mulheres que contribuíram, com um enorme esforço pessoal, para a conquista da liberdade.