Bascos mobilizam-se para a paz

Várias dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 1, em Bilbau reclamando uma solução para o conflito basco e a amnistia para os cerca de 700 presos políticos detidos em Espanha e França.
Promovida uma semana depois do cessar-fogo decretado pela ETA, a acção teve o apoio de 13 partidos e sindicatos - incluindo o ilegalizado Batasuna - além de outras associações e organizações sociais e juvenis.
Desta vez até a Juventude do Partido Nacionalista Basco fez questão de se integrar no desfile, apesar de o próprio PNV, formação lidera o governo basco há cerca de 25 anos, ter recusado associar-se à iniciativa.
Sem incidentes, os manifestantes concentraram-se frente à Câmara de Bilbau, onde foi lido um texto em basco, espanhol e francês exigindo o direito dos bascos a decidir sobre o seu futuro. Entre os presentes, estava o sacerdote irlandês, Alec Reid, mediador do conflito da Irlanda do Norte.
Ausência notada foi a de Arnaldo Otegi, o líder do Batasuna, em prisão preventiva desde 29 de Março, acusado de ser responsável pelos actos violentos da jornada de greve realizada no País basco no início do mês passado.
A Audiência Nacional exige o pagamento de uma caução de 650 mil euros para libertar Otegi e dois outros dirigentes do partido da esquerda independentista, que tem em curso uma campanha de recolha de fundos para esse fim.


Mais artigos de: Breves Europa

Médicos protestam na Suíça

Cerca de 10 mil médicos generalistas manifestaram-se, no sábado, 1, em Berna, para reclamar melhores condições de trabalho e uma política de saúde centrada em valores humanos e não em cálculos economicistas.Esta acção de protesto, a primeira que esta classe profissional promoveu na Suíça, foi convocada por cinco...