PCP faz oitenta e cinco anos

Um Partido mais forte

O aniversário do PCP foi assinalado, no dia 4, com um grande comício realizado em Almada, no mesmo espaço que recebeu o XVII Congresso do Partido. Milhares de militantes e amigos do Partido não faltaram à festa e, com entusiasmo militante, deram corpo à ideia de que «Sim, é possível um PCP mais forte!».
Sala cheia para o comício de aniversário do Partido Comunista Português. No mesmo recinto onde, há pouco mais de um ano, se realizou o XVII Congresso do PCP, os comunistas comemoraram o seu 85.º aniversário com um grandioso comício que contou com milhares de participantes. Entre eles, os membros das delegações estrangeiras que participavam no encontro internacional promovido pelo PCP (ver página 10). Sempre que alguém referia a presença destas delegações, soavam na sala fortes aplausos e era reafirmada a convicção de que «a luta continua». Também Álvaro Cunhal, sempre que era referido em alguma intervenção ou sempre que a sua imagem apareceu no ecrã gigante, merecia uma calorosa e sincera ovação.
Em ano de reforço do Partido, Joana Toscano, da JCP, entregou a Jerónimo de Sousa sessenta novas inscrições no Partido e anunciou a entrada de 500 novos militantes para a JCP. Para a jovem comunista, o oitavo Congresso da JCP, a realizar em Maio em Vila Nova de Gaia, será um «grande momento de afirmação da JCP e do ideal comunista».
Ao apresentar o comício, Paula Henriques, do Comité Central, lembrou que «pelo nosso Partido passaram várias gerações dos melhores filhos e filhas do povo». Muita gente, recordou, sacrificaram o «seu bem-estar, muitas vezes a liberdade e também a vida para que o nosso País fosse melhor, tendo por horizonte a libertação da exploração do homem pelo homem». Também hoje, reafirmou, «todos estaremos dispostos a dar o melhor de nós» para continuar no «caminho aberto pelos que nos precederam, um Partido de futuro e para o futuro».
Seguido sempre com um grande entusiasmo por parte dos presentes, o comício de aniversário do PCP contou ainda com a voz inconfundível de Luísa Basto.
No final, um grande abraço uniu os milhares de comunistas presentes, que cantaram, com fundada confiança, o Avante, camarada, A Internacional e A Portuguesa. Falou também o secretário-geral do PCP, cuja intervenção publicamos, na íntegra .


Mais artigos de: PCP

Orgulho no passado<br> e confiança no futuro

Aqui estamos a celebrar os oitenta e cinco anos de vida do nosso Partido, a comemorar o aniversário do Partido com a consciência da nossa própria razão de ser, com a convicção dos nossos ideais e objectivos, com o orgulho do nosso passado e da história de 85 anos de luta ao serviço dos trabalhadores, do povo português e...

Os 85 anos do PCP

«Tal como durante 85 anos, os trabalhadores, o povo português podem continuar a contar com o Partido Comunista Português», afirmou, numa resolução aprovada no dia 6, a Comissão Política do PCP.

Lutar contra a Europa do capital

A convite do PCP realizou-se em Lisboa, em 3 e 4 de Março, um encontro internacional subordinado ao tema «A Europa e a União Europeia, realidades, experiências de luta e novas oportunidades de transformação».

PCP recebe CGTP-IN

O PCP recebeu anteontem, na sede nacional do Partido, em Lisboa, uma delegação da CGTP-IN. Em debate estiveram variados temas da actualidade política e social, com especial destaque para a política salarial e as questões da contratação colectiva, no preciso dia em que trabalhadores se concentravam junto à sede da CIP...

Dez anos de PCP na <em>internet</em>

Há dez anos, mais exactamente no dia 6 de Março de 1996, no dia em que completava 75 anos, o PCP iniciou a sua presença na internet, tendo sido o primeiro partido em Portugal a fazê-lo. Na altura, este facto constituiu mais uma forma de celebrar o aniversário, mas representou também mais uma ferramenta para chegar a mais...