Sem samba, mas Carnaval

Muito embora o Carnaval em Portugal seja cada vez mais associado aos corsos e desfiles onde pontificam as escolas de samba e as estrelas da televisão mais em voga, há quem insista em festejar mantendo o cariz popular e pagão da quadra.
No distrito de Viseu, milhares de pessoas também se juntam nas ruas de sábado a quarta-feira, mas para participarem na «Dança dos Cus», verem passar os Caretos e lançarem bocas e provocações aos bairros vizinhos.
Em Cabanas de Viriato, os foliões de todas as idades desfilam ao som da valsa batendo ancas e cus uns contra os outros, uma «dança» que, dizem os habitantes locais, tem raízes no século XIX.
Em Lazarim são os Caretos e o desfile etnográfico com os tradicionais Zés Pereiras, e em Canas de Senhorim a «segunda-feira das velhas» faz saltar a imaginação com «ajustes de contas» verbais lançados ao desafio. Em ambas localidades, o carnaval anima ainda o estômago com a patuscada de porco, a cerveja, o caldo de farinha e a feijoada para todos os visitantes, em Lazarim, e a «batatada» (couves, bacalhau e batatas) em Canas.
Mais a Norte, em Trás-os-Montes, a tradição com mais de 400 anos continua a fazer festa rija no Entrudo. Em Podence também há Caretos. Com máscaras de ferro, trajes berrantes e chocalhos à cintura, percorrem a vila em provocações saudáveis às mulheres da terra, especialmente as solteiras.
Em localidades mais a Sul do distrito, a sátira social e política toma partido e, sem pudor, «arrasa» novos e velhos, num ritual de liberdade e expressão popular onde todos têm lugar, para brincar, criticar e serem criticados.
Em Lisboa, as juntas de freguesia da zona de Alfama organizaram, pela 8.ª vez, um desfile de Carnaval envolvendo colectividades e associações culturais locais. Do Castelo de São Jorge até ao Largo do Chafariz de Dentro, o destaque vai para a recuperação da tradição da festa e da folia popular.


Mais artigos de: Aconteceu

Não apaguem a memória!

O movimento «Não apaguem a memória» denunciou, sexta-feira da semana passada, em comunicado aos órgãos de comunicação social, a constituição como arguidos de dois dos seus membros após uma manifestação pacífica contra a edificação de um condomínio privado no espaço da antiga sede da PIDE, na Rua António Maria Cardoso, em...

Alberto Vilaça lança livro

Decorreu no passado sábado, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, a sessão de lançamento do novo livro do escritor e advogado Alberto Vilaça, uma cerimónia de sala cheia que contou com a presença de Urbano Tavares Rodrigues e do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Mário Nunes.«A Comuna de Paris e a 1.ª...

Venezuela promove <em>software</em> livre

O presidente do Centro Nacional de Tecnologias da Informação da Venezuela, Jorge Berrizbeitia, anunciou, sábado, a conclusão de um acordo com a IBM para a construção de um centro de pesquisa e investigação informática.Neste centro dedicado às chamadas «novas tecnologias», os venezuelanos contam proporcionar assistência e...