Deterioração do emprego

«O Inquérito ao Emprego do INE, relativo ao 4.º trimestre de 2005, revela uma profunda deterioração do mercado de emprego», afirmou anteontem a CGTP-IN.
Das estatísticas divulgadas, a central realça que: o emprego estagnou, confirmando a tendência, vinda de 2002, de incapacidade de criação de empregos pela economia; a taxa de desemprego atinge 8 por cento no trimestre e 7,6 por cento no ano de 2005, valor que é «o mais alto verificado desde 1987» e quase o dobro da taxa de há 5 anos (4 por cento em 2000), ultrapassando já os 7,4 por cento previstos no Programa de Estabilidade e Crescimento para 2005-2009; a precariedade mantém-se num valor elevado, e os 19,5 por cento só são ligeiramente inferiores ao valor de 2004, devido à não renovação de contratos a prazo; as taxas de desemprego de mulheres (8,7 por cento) e jovens (16,1 por cento) permanecem em valores bastante superiores à média.
Perante estes dados, a Inter reafirma que só uma política virada para a resolução dos problemas do sector produtivo pode responder à preocupante situação» actual, em lugar do marketing político, que predomina.


Mais artigos de: Trabalhadores

Luto e luta na Função Pública

Para a quinzena de 6 a 17 de Março, a Federação Nacional de Sindicatos da Função Pública está a preparar a realização de plenários, a distribuição de comunicados à população e outras expressões de protesto e de alerta.

Trabalhadores em luta

As políticas de direita do Governo PS e os comportamentos de arrogância patronal delas decorrentes estão a originar greves e lutas em vários sectores e empresas.

Risco de desastre

O PCP está solidário com os 372 trabalhadores ameaçados de despedimento pela multinacional alemã e exorta-os a lutarem pelos postos de trabalho e pelos seus direitos.

<em>Bodum</em> prepara saída de Tondela

A Comissão Concelhia de Tondela do PCP reclamou do Governo, através dos ministérios do Trabalho e da Economia, «medidas para inverter a situação de crescente volume de deslocalizações de empresas, nomeadamente a Nova Bodum, e no sentido de garantir o cumprimento do direito ao trabalho para todos os trabalhadores desta...

CT e sindicatos unidos<br>em defesa da em>PT</em>

No dia 9, quinta-feira, realizou-se uma reunião de representantes da Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom e de nove sindicatos (STPT, Sinttav, Sindetelco, SNTCT, STT, Tensiq, SERS, Sinquadros e Sicomp). O objectivo foi «analisar a situação complexa e o maior desafio que até hoje enfrentámos», após o lançamento...

«Não nos rendemos»<br>à proposta Bolkestein

Num debate realizado, sábado, no auditório da sede da CGTP-IN – iniciativa promovida pela central, em parceria com o Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos, a Confederação Nacional da Agricultura, a Associação Água Pública e o Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral –, foi afirmada a determinação de...