Congresso do Batasuna proibido

O juiz da Audiência Nacional de Espanha, Fernando Grande-Marlaska, ordenou na terça-feira a suspensão das actividades do Batasuna, incluindo o congresso deste partido independentista basco, marcado para o próximo sábado, dia 21.
De acordo com um despacho da agência EFE, o juiz suspendeu as actividades do Batasuna por dois anos, assim como de todas as organizações que lhe sucedam, o encerramento das suas instalações e da sua página na Internet.
Em relação à interdição do congresso, Grande-Marlaska comunicará a sua decisão ao governo basco e à Guarda Civil de Navarra, solicitando que sejam adoptadas todas as medidas necessárias para impedir a celebração do conclave.
Esta decisão surge dias depois de o chefe do governo espanhol, José Luis Zapatero, ter considerado que, apesar de o Batasuna ser um partido ilegalizado, «a Lei dos Partidos é muito restritiva» e que haveria de «respeitar os direitos e liberdades individuais que estão consagradas na Constituição», referindo-se designadamente ao direito de reunião.


Mais artigos de: Breves Europa

Espanha ignora veto dos EUA

O governo espanhol anunciou que irá honrar o contrato de venda de material militar à Venezuela apesar oposição manifestada por Washington, no dia 12. O contrato, assinado em 28 de Novembro passado, prevê o fornecimento de quatro corvetas e quatro navios de patrulha costeira, no valor de 1,2 mil milhões de euros, e dez...