Coimbra

PCP exige revisão do preço da água

Os comunistas de Coimbra condenaram, segunda-feira, o aumento de 12,5 por cento do tarifário da água, decidido pela autarquia, e defendeu a sua «pronta revisão».

Esta decisão atinge milhares de famílias de baixos rendimentos

«É uma decisão lamentável e injusta», considera em comunicado a Comissão Concelhia do PCP de Coimbra. Esta decisão, segundo os comunistas «atinge milhares de famílias de baixos rendimentos, com destaque para muitos idosos, desempregados e trabalhadores com baixos salários, a quem o Governo aplicou taxas de actualizações de salários e pensões quatro vezes mais baixos do que este aumento da água».
Ainda segundo o documento, o aumento «assenta num conjunto de imposições, desde a proibição de os municípios acederem aos fundos comunitários para os investimentos “em alta”, até à actual proibição de recurso ao crédito, cujo o elemento comum é o engenheiro José Sócrates, como ministro do Ambiente e agora como primeiro-ministro».
«Pretende legitimar-se no argumento de que devem ser os actuais consumidores a pagar os investimentos de extensão da rede de saneamento às zonas não servidas do município, o que viola a própria definição legal de tarifa, que é um preço cobrado pelo serviço prestado», referem os comunistas.
De acordo com o PCP de Coimbra, o aumento «agrava valores de tarifa especialmente penalizadores para aqueles que ainda não têm saneamento e se vêem obrigados a recorrer ao serviço de vazamento de fossas sépticas e ainda para escolas, hospitais, centros de saúde e restantes serviços públicos».
Apelando aos restantes partidos com assento na Assembleia Municipal de Coimbra para exigirem igualmente a revisão do aumento, o PCP exorta também os cidadãos para «a necessidade de travar e outras medidas contidas no programa do Governo».


Mais artigos de: PCP

Faleceu António Simões de Abreu

Faleceu na terça-feira, 13 de Dezembro, com 82 anos, António Horácio Simões de Abreu, militante do PCP e destacado democrata e resistente antifascista.

120 mil dizem <em>Não</em>

Uma delegação do PCP, constituída por Bernardino Soares e Fernanda Mateus, membros da Comissão Política, e José Dias Coelho, do Secretariado, deslocou-se, na sexta-feira passada, à residência oficial do primeiro-ministro para entregar um abaixo-assinado subscrito por mais de 120 mil portugueses(as) contra o aumento da...

Contra a redução do investimento público

A Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP analisou, anteontem, a situação política da região e verificou que após dez meses do Governo PS ter tomado posse, este tem no essencial prosseguido a mesma política do governo PSD/CDS-PP.«Os grandes projectos para a região continuam sem resposta concreta, agravado com a...

Uma nova refinaria em Sines

O Governo anunciou, recentemente, ao País que um importante empresário português, líder de um consórcio americano, irá instalar uma refinaria em Sines. Disse ainda que se trata de uma mega refinaria e que começará a ser construída no escasso prazo de seis meses, com o solene compromisso do Executivo PS de despachar todas...