Reitor de Coimbra critica cortes orçamentais

O reitor da Universidade de Coimbra criticou fortemente o Governo pelos cortes orçamentais à instituição previstos para o próximo ano lectivo, durante a cerimónia solene de abertura das aulas, que se realizou na sexta-feira.
«Em 2006, a Universidade de Coimbra suportará a maior diminuição de orçamento transferido que alguma instituição de ensino superior alguma vez suportou na história recente: menos 2,6 milhões de euros em valores nominais, o que em termos de orçamento real significa uma erosão da ordem de 7 ou 8 milhões de euros num só ano», afirmou Seabra Santos.
«Não é legítimo que nos obriguem a retirar ao orçamento para ensino e investigação aquilo que outras universidades não são obrigadas a retirar, para podermos suportar encargos que as outras universidades não têm», salientou.
Falando sobre o Processo de Bolonha, o reitor considerou que «tal como se apresenta, ao obrigar cada Universidade a fixar a duração de cada um dos seus cursos, a Lei de Bases do Sistema Educativo é mais um factor de instabilidade e desarticulação do sistema, mais um exemplo de desregulação da concorrência e de desresponsabilização do Estado em matéria de política educativa».
A direcção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) não participou na cerimónia solene como forma de protesto contra a «gestão política da situação». A primeira data agendada para a sessão foi cancelada pelo reitor, devido à decisão da assembleia magna da AAC de encerrar a Porta Férrea, «como forma de protesto pela actual situação interna e pelo desinvestimento no ensino superior».
Na nota em que anunciou a aunsência na sessão a direcção-geral da Associação Académica de Coimbra refere que «em várias reuniões preparatórias apontou várias soluções que não inviabilizavam a realização da cerimónia» e acusa o reitor de ter responsabilizado apenas os dirigentes pelo cancelamento, passando «uma mensagem extremamente crítica» dos corpos gerentes da organização estudantil.


Mais artigos de: Juventude

Um espelho da JCP

www.jcp-pt.org: este é o site da JCP. Inovador, apelativo e actualizado regularmente, o portal recebe milhares de visitas por mês, portuguesas e estrangeiras. Diogo Vasconcelos, um dos responsáveis pelo projecto, fala nos objectivos deste meio.O primeiro site da JCP foi lançado há seis anos, mas em Novembro do ano...

Orçamento de Estado traz estagnação

A Organização de Jovens Trabalhadores de Guimarães da JCP considera o Orçamento do Estado para 2006 como «mais uma medida de favorecimento do grande capital que levará a uma estagnação da economia de Portugal».«Os graves problemas que os jovens atravessam não se resolvem com um orçamento que fomenta os baixos salários, o...

Festa de aniversário em Coruche

O 26.º aniversário da JCP foi comemorado em Coruche, no sábado, com um almoço e um concerto dos Vision of Them Under, na sede do Grupo Desportivo e Cultural da Volta do Vale.Cerca de 35 pessoas participaram na iniciativa, que contou ainda com a presença de Miguel Tiago Rosado, deputado do PCP na Assembleia da República e...