ABIC

Mais e melhor emprego científico

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) encontrou-se com o secretário de Estado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na semana passada, depois de ter solicitado há mais de meio ano uma audiência com o ministro Mariano Gago.
Na reunião, a ABIC salientou a urgência de criação de mais e melhor emprego científico e chamou a atenção para o compromisso assumido no Programa do Governo de abertura de mil novos lugares de investigação na administração pública. Segundo os bolseiros, como resposta Manuel Heitor afirmou que esta medida será difícil de implementar devido à situação de contenção das finanças públicas, acrescentando que as novas entradas serão sempre condicionadas pela saída do dobro de pessoal noutras áreas da administração.
Para a ABIC, os mil postos de trabalho, a serem abertos, são insuficientes devido a situação de atraso em que Portugal se encontra em relação aos outros países da União Europeia. Para atingir a média da UE a 25 a nível de investigadores, Portugal teria de multiplicar este número por dez.


Mais artigos de: Juventude

Manif em Lisboa na quarta-feira

Quarta-feira é dia de manifestação conjunta dos estudantes do ensino superior, pelas ruas da capital. O Governo e as suas políticas para o sector são os grandes visados.

JCP solidária com Renata Candeias

A JCP está solidária com a estudante e militante da JCP Renata Candeias, que está a ser alvo de um processo judicial por suposta desobediência civil, na sequência de ter assumido, enquanto dirigente e em nome da Associação de Estudantes da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, a comunicação dirigida ao...

Dois pesos e duas medidas na PT

A Organização da Juventude Trabalhadora de Lisboa da JCP acusa a administração da PT de ter «dois pesos e duas medidas». «Enquanto sub-aluga mão-de-obra qualificada e nega as esses jovens qualquer perspectiva de integração da empresa, a PT pratica uma política de favorecimento pessoal, sem olhar para a redução de...

Jovens com formação académica saem do País

Portugal é o país europeu com a maior percentagem de licenciados ou portadores de títulos do ensino superior a viver no estrangeiro, atingindo 19,5 por cento em 2000.Os dados são revelados pelo Banco Mundial, que apresenta uma tabela global de países com mais de cinco milhões de habitantes. Portugal aparece em 21.º...

JCP apela à luta

A JCP considera que o único caminho para travar a ofensiva das políticas de direita é «a luta dos estudantes, consequente, organizada e forte».