Tome nota ainda

A grande Festa do livro

Uma colossal livraria e um lugar de tentação para os amantes da leitura é o mínimo que se pode dizer obre o espaço dedicado à arte da escrita, na Festa do Avante!.
A obra ensaística, ficcional e plástica de Álvaro Cunhal / Manuel Tiago terá um espaço próprio onde os visitantes encontrarão a produção do autor. Destaca-se a reedição da há muito esgotada primeira série dos seus Desenhos da Prisão, e a exposição de algumas reproduções da sua obra pictórica, a ter lugar no auditório do espaço dedicado ao livro na Festa.

Novidades

Os lançamentos de novidades literárias causadoras de grandes expectativas por parte dos amantes da literatura nunca faltam na Festa do livro e a preços bem mais acessíveis. Muitas das obras expostas terão descontos na ordem dos 50 por cento
«A obra literária de Álvaro Cunhal/Manuel Tiago», vista por Urbano Tavares Rodrigues reúne textos do consagrado autor sobre a obra do seu amigo Álvaro Cunhal.
Após o êxito do romance, «O caminho das aves», de José Casanova, o autor apresenta um novo trabalho intitulado «Aquela noite de Natal».
A assinalar a passagem do 30.º aniversário sobre o início do processo da Reforma Agrária será apresentado o livro de Américo Lázaro Leal, «O rosto da reforma agrária» dedicado, segundo as palavras do autor, «àqueles que construíram com as suas próprias mãos as mais belas páginas do início da vida do Portugal democrático».
Ainda para a assinalar as comemorações da Vitória sobre o nazi-fascismo na Segunda Grande Guerra, será relançado o livro «1939-45 – Uma guerra desconhecida» do historiador francês Paul-Marie de la Gorce. Trata-se de um surpreendente ensaio que prova haver ainda muito para saber e contar sobre um dos mais marcantes acontecimentos históricos do século passado.
Salienta-se ainda a presença do volume «Os poemas da minha vida», obra de poemas seleccionados por Jerónimo de Sousa que assim pretende homenagear a poesia e os poetas.
Visite a Feira do Livro e verá que não se arrepende.

Corrida da Festa

Continuam abertas as inscrições gratuitas para a prova de 10 quilómetros, essencialmente em estrada, no domingo da Festa, 4 de Setembro, pelas 9h30. É uma prova gratuita, destinada a participantes de ambos os sexos, representantes de clubes, federados ou não, ou atletas individuais, nos escalões de juniores, seniores e veteranos do primeiro ao quinto escalão.
Para participar contacte a comissão de desporto da Festa do Avante! através do telefone 212224000.
Os atletas partem junto ao campo do Amora – junto à Festa – pelas 9h30, percorrem as artérias principais do Seixal e regressão à Quinta da Atalaia, pela porta junto à baia do Seixal.
Os vencedores absolutos masculino e feminino terão direito a uma viagem de quatro dias à Madeira com pequeno almoço incluído, a gozar no mês de Outubro.
As quinze primeiras equipas receberão trofeus e taças, à semelhança dos cinco primeiros atletas de cada equipa, independentemente do escalão. Há ainda troféus e taças do 1.º ao 3.º classificado em cada escalão.
A prova respeitará o regulamento da Federação Portuguesa de Atletismo.

Apoio ao Bebé

Trata-se de um novo espaço que há muito fazia falta na Festa e que é para todos os gostos, todas as famílias e para todas as idades. Este ano estão reservados 15 metros quadrados, junto ao Espaço da Emigração, onde os pais e demais familiares poderão alimentar, lavar e mudar as fraldas dos seus bebés. Haverá ainda um micro-ondas para aquecer os biberões, um ponto de água e instalações adequadas à higiene dos mais pequeninos.

Emigração em movimento

O espaço dedicado à confraternização entre camaradas e amigos emigrantes vai centrae a sua actividade, este ano, na divulgação do jornal do PCP para os trabalhadores emigrantes, concebido pela direcção da Organização na Emigração do PCP. Chama-se «Em Movimento, pelos caminhos do mundo para o caminho de Abril» e está à disposição dos visitantes. O jornal pretende divulgar a actividade do PCP junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Rectificações ao programa do Café-concerto

Da organização do café-concerto de Lisboa na Festa chegaram-nos duas rectificações relativas ao programa para os três dias no espaço cénico da DORL do PCP. Ao contrário do que divulgámos na semana passada, o café-concerto não vai estar decorado com a referida homenagem à cantora Cesária Évora, mas com pinturas murais e poemas seleccionados do poeta Cesário Verde que, esse sim – como já bem anunciámos – será homenageado naquele espaço.
Outra rectificação prende-se com o lançamento do 13.º Caderno Vermelho e não livro, como tínhamos enunciado.


Mais artigos de: Festa do Avante!

Debater a vida e a luta com os olhos no futuro

No Espaço eminentemente político da Festa decorre grande parte dos debates sobre a situação do País e do mundo. Os temas dividem-se fundamentalmente por dois espaços distintos - «À conversa com...» e o Fórum Debates - onde responsáveis do PCP das várias áreas de intervenção política e social dão a conhecer e debatem abertamente com todos os visitantes o projecto e as propostas comunistas.

A luta contra o imperialismo pela paz e o socialismo

Numa altura em que regressam os perigos para a paz suscitados pela política agressiva do imperialismo norte-americano, «60 anos depois da vitória do nazi-fascismo, a luta dos comunistas contra o imperialismo, pela paz e o socialismo» é o tema central deste ano.

Exemplos inesquecíveis para a luta que continua

Quando a Quinta da Atalaia se converter, de novo, numa anualmente renovada «Terra da fraternidade» onde «O povo é quem mais ordena», serão muitas as iniciativas que vão assinalar a vida, a obra e a importância dos exemplos de luta e de futuro que foram Álvaro Cunhal e Vasco Gonçalves. Para meia-hora antes do comício de domingo está reservada uma grande surpresa de homenagem, mas mais não adiantamos, ou deixaria de ser surpresa.

Exemplos da luta que continua

Álvaro Cunhal e Vasco Gonçalves serão homenageados e lembrados por toda a Festa. São vários os eventos que lhes estão reservados, entre eles uma surpresa para antes do comício de domingo.