«Os Verdes»

Regulamentar o transporte colectivo de crianças

«Os Verdes apresentaram, na passada semana, na Assembleia da República, um projecto de lei para regulamentar o transporte colectivo de crianças, que prevê a presença de vigilantes nos veículos, treinos de primeiros socorros aos condutores e cintos de segurança em todos os lugares.
O diploma dos ecologistas recupera um outro projecto de lei de «Os Verdes» e uma proposta de lei do governo da anterior legislatura, que traduziam «unanimidade quanto ao objectivo» mas acabaram por cair com a dissolução do Parlamento.
O documento abrange o transporte público ou particular de crianças até aos 16 anos, concentrando-se em garantir todas as condições de segurança, desde a deslocação à entrega dos passageiros.
Para essa tarefa, «Os Verdes» defendem a presença de pelo menos um vigilante adulto, além do condutor. Os vigilantes encarregar-se-ão de zelar pela segurança dos passageiros durante o transporte e assegurar a sua entrega em segurança, acompanhando-os à entrada e á saída do veículo.
De acordo com o projecto dos ecologistas, todos os lugares dos veículos de transporte de crianças, ligeiros ou pesados, terão cintos de segurança e portas e janelas que se abrem só do exterior ou comandados pelo condutor.
As licenças para esta actividade ficam a cargo do Governo, enquanto a Direcção Geral dos Transportes Terrestres supervisionará o licenciamento de veículos e a certificação dos motoristas, que deverão ter formação profissional em regras de segurança e primeiros socorros.
O projecto proíbe o transporte de volumes soltos nos transportes de crianças e torna obrigatória identificação dos veículos com um dístico específico. Defendendo que a fiscalização das normas de segurança fique a cargo do Governo e das forças de segurança pública, o projecto de «Os Verdes» prevê, em caso de incumprimento, multas que podem ir dos 50 euros, por falta de material de emergência, até 2500 euros, no caso de falta de licença.


Mais artigos de: Nacional

CDU alerta para risco<br>

O vereador da CDU na Câmara de Matosinhos denunciou que há sinais evidentes que colocam em causa a anunciada sustentação financeira futura da autarquia.

Emprego será prioridade

Salgado Almeida é o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Guimarães. O combate ao desemprego e as questões sociais serão uma prioridade.

Solidariedade com os trabalhadores

Gaia é o concelho da Área Metropolitana do Porto mais afectado pelo aumento do desemprego, o encerramento e deslocalização de empresas. Neste sentido, a CDU de Gaia, apresentou, recentemente, uma moção para «manifestar a sua solidariedade com os trabalhadores da Yasaki, da ARA, da Cotesi, da Salsa, da Fábrica Cerâmica de...

Mudar para melhor

Duas mulheres vão integrar os primeiros lugares da lista da CDU para a Câmara, Josélia da Costa Pereira Espada, e Assembleia Municipal de Grândola, Maria Camila Felício Malhadais Bica.Josélia da Costa Pereira Espada, nascida em 5 de Julho de 1951 na Aldeia do Futuro, Grândola, ingressou no PCP em 1974. Em 1979 foi eleita...

Lembrar Ary dos Santos

Com a presença de Ruben de Carvalho, profundo conhecedor da obra do poeta Ary dos Santos, a Comissão Coordenadora da CDU do Concelho do Cadaval promoveu uma tertúlia – convívio, subordinada ao tema: Comemorar Abril lembrando Ary dos Santos. Esta iniciativa realizou-se dia 23 de Abril, no Salão da Banda Filarmónica do...

Situação dramática no Tarujo

A CDU de Campolide, no cumprimento de uma promessa eleitoral, realizou, segunda-feira, uma visita ao Tarujo, onde, após o realojamento efectuado em 2001 pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), ficaram cerca de 50 famílias que habitavam propriedades particulares.«Estas famílias ficaram literalmente abandonadas quer pelos...

Rua Carlos Aboim Inglez

O antigo dirigente comunista Carlos Aboim Inglez, falecido em 2002, entrou na toponímia da capital, na passada terça-feira, com a inauguração, na freguesia da Charneca, de uma rua com o seu nome. A placa foi descerrada pela sua companheira, Maria Adelaide, que vinha acompanhada pelas duas filhas, Margarida e Isabel....

Por um mundo em paz

No próximo domingo, dia 8 de Maio, celebra-se a XX Marcha da Rota, em Espanha. Esta iniciativa, conjunta entre Portugal e Espanha, tem o objectivo de lutar contra a presença de bases estrangeiras e armas nucleares na Península Ibérica, nomeadamente a Base das Lajes. No dia anterior, estão previstas, no local, várias...