Ministros de Berlusconi demitem-se

O presidente da República italiana, Carlo Azeglio Ciampi, aceitou, na segunda-feira, a demissão dos ministros e membros do governo de Sílvio Berlusconi que pertencem ao partido democrata-cristão e ao novo partido socialista italiano de Bobo Craxi e Gianni de Michelis.
As duas formações tinham anunciado, na sexta-feira, que tencionavam abandonar o governo de Berlusconi devido a profundas divergências surgidas na sequências da severa derrota eleitoral sofrida pelo centro-direita as eleições regionais.
Berlusconi, que recusou demitir-se, contrariamente às expectativas dos seus aliados, deverá agora apresentar-se rapidamente perante o Parlamento para verificar se ainda dispõe de maioria para governar.
A UDC e os socialistas chegaram a anunciar a demissão de Berlusconi e a formação de um novo gabinete de final de legislatura com um programa específico. Porém, o primeiro-ministro desmentiu, na segunda-feira, qualquer intenção de apresentar a demissão.


Mais artigos de: Breves Europa

Tribunal investiga ministros

O ministro italiano da Justiça, Roberto Castelli, e dois dos seus antecessores, Piero Fassino e Oliviero Diliberto, estão a ser investigados por abuso de poder e peculato.Os três políticos e mais cerca de 30 pessoas colocadas em altos cargos e magistrados são visados pelo Ministério Público após uma denúncia do Tribunal...

Dúvidas na falência da Rover

O governo britânico anunciou a abertura de um inquérito à falência da Rover que já provocou o despedimento directo de cinco mil trabalhadores. A investigação incide sobre as contas dos últimos cinco do consórcio Phoenix Venture que, em 2000, comprou a marca à BMW pelo peço simbólico de 10 libras.De acordo com o jornal...