Putin demite ministros

O presidente russo, Vladimir Putin, demitiu na segunda-feira seis vice-ministros do Interior, incluindo o responsável pelo Serviço federal para os crimes económicos e fiscais e o da Região Sul (que integra o Cáucaso e a Tchétchénia).
Segundo a agência Lusa, que cita informação do Kremlin, não foram dadas explicações para o afastamento dos seis generais, mas fontes próximas de Putin consideram que a sua saída permitirá «tornar o Ministério do Interior mais transparente, justo e seguro». Já para o comentador político Marat Khairullin a medida demonstra que «o Ministério do Interior se tornou corrupto a tal ponto que as autoridades (do Kremlin) se viram forçadas a tomar medidas extraordinárias».
Os responsáveis agora afastados tinham sido promovidos na altura em que o responsável da pasta era Boris Grizlov, actual presidente da Duma (Câmara baixa do Parlamento russo).


Mais artigos de: Breves Intenacional

EUA limitam pena de morte

O Supremo Tribunal norte-americano anunciou anteontem, terça-feira, a abolição da pena de morte para os criminosos menores de 18 anos. A decisão, tomada por cinco votos a favor e quatro contra, abrange 70 condenados por delitos cometidos quando tinham 16 ou 17 anos, e põe termo a uma prática que vigorava ainda em 19...

Eleições do Quirguistão

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) denunciou no início da semana «graves irregularidades» na primeira volta das eleições legislativas de domingo na república do Quirguistão (Ásia Central). «Não foram cumpridas as normas para eleições democráticas», afirma a OSCE, precisando que houve,...