Eleições no Iraque

O embaixador dos Estados Unidos em Bagdad, John Negroponte, diz estar optimista quanto às eleições de 30 de Janeiro no Iraque.
Falando no domingo sobre a situação iraquiana nas cinco principais cadeias de televisão norte-americanas, Negroponte não fez uma única referência ao aumento de ataques da resistência registado nas últimas semanas, e chegou mesmo a declarar à Fox, que «as coisas estão melhores».
«Prevemos uma forte participação nas eleições, sobretudo nas zonas Norte e Sul do país», declarou à televisão norte-americana ABC.
O embaixador admitiu que «pode haver zonas problemáticas no centro, especialmente nas duas províncias do triângulo sunita», mas considerou que não se deve permitir que o bloqueio das eleições pelos sunitas - o segundo maior grupo étnico do Iraque - tenha «qualquer impacte na legitimidade» das eleições.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Prisão domiciliária

A pacifista israelita Tali Fahima, presa preventivamente desde Setembro por suspeita de manter contactos com o palestiniano Zacarias Zubeidi, acusado por Israel de ser chefe das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa na Cisjordânia, saiu da prisão na passada segunda-feira por ordem do Tribunal de Telavive e colocada em prisão...

Governo de Taiwan resigna

O primeiro-ministro de Taiwan, Yu Shyi-kun, demitiu-se a 24 de Janeiro, bem como todo o elenco governativo, na sequência da derrota do Partido Democrático Progressista (DPP) nas eleições legislativas de Dezembro. Cabe agora ao Parlamento, controlado pelo Kuomintang (tradicionalmente ligado à China), apreciar a proposta...