Grécia sancionada por défice

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) adoptaram na terça-feira, dia 18, por unanimidade, a recomendação da Comissão Europeia para o avanço do procedimento por défice excessivo contra a Grécia.
Em 22 de Dezembro, Bruxelas recomendou a passagem para a etapa seguinte do procedimento previsto pelo Pacto de Estabilidade contra a Grécia, cujo défice ultrapassa desde 1997 os limites do pacto orçamental europeu.
Esta parte do procedimento, que inclui ameaças de sanções contra o país em falta, é utilizada pela primeira vez contra um país.
Em Novembro de 2003 foi precisamente nesta fase do procedimento contra a França e a Alemanha que os ministros europeus decidiram suspender as medidas previstas no pacto de estabilidade evitando que os dois países infractores fossem penalizados.
Contudo, desta vez, o país visado, a Grécia, não beneficiou da mesma tolerância e será notificada dentro de um mês sobre as novas recomendações de Bruxelas com vista a forçar um regresso do défice nos limites do Pacto.
Na mesma reunião, os ministros das Finanças convergiram na opinião de que o Pacto de Estabilidade deverá tornar-se no futuro num instrumento fundamentalmente preventivo que estimule os Estados-membro a sanear as suas contas públicas em períodos de expansão económica.
Segundo declarou o ministro luxemburguês, na presidência europeia, Jean Claude Juncker, o consenso estabelece práticas mas estritas em fases de crescimento e «certas doses de flexibilidade » durante as fases de desaceleração. No entanto, mantêm-se os limites de três por cento do PIB para o défice púbico e de 60 por cento do PIB para a dívida pública.


Mais artigos de: Aconteceu

Desemprego volta a crescer

Há meses que o cenário se repete não dando sinais de inversão na tendência de crescimento.De acordo com dados revelados terça-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados voltou a aumentar no último mês do ano passado.Em Dezembro, esclarece o IEFP, o número de indivíduos...

Justiça aperta Pinochet

Depois de ter sido decretado nulo, na semana passada, o regime de prisão domiciliária que havia sido imposto ao antigo ditador chileno ao abrigo das investigações sobre a «Operação Condor», Augusto Pinochet viu a justiça chilena congelar todas as contas da família do general e da fundação com o seu nome.Em causa estão...

Mais perto de Titã

A sonda espacial Huygens, enviada pela Agência Espacial Europeia para a maior lua do planeta Saturno, enviou, sexta-feira, as primeiras imagens do astro.Num total previsto de cerca de 750 fotografias a serem efectuadas no âmbito da missão espacial para posterior análise, as primeiras 350 fotografias imagens de Titã...

Nuno Cardoso suspeito de crimes

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto, Nuno Cardoso, foi, terça-feira, constituído arguido pela alegada prática de crimes de peculato, participação económica em negócio e abuso de poder. Nuno Cardoso ficou sujeito a termo de identidade e residência, a mais leve das medidas de coacção previstas na lei. O também...