Subsídio de Natal esquecido em Braga

A União dos Sindicatos do Distrito de Braga (USB) denuncia que centenas de trabalhadores do distrito de Braga estão a ser «roubados, total ou parcialmente», no pagamento do subsídio de Natal em diversas empresas.
A plataforma afirma que algumas destas entidades patronais «decidiram aplicar o Código Laboral “esquecendo” que existem os contratos colectivos de trabalho, todos em vigor e que garantem aos trabalhadores o pagamento do 13.º mês em condições mais favoráveis que o Código do Trabalho».
Em vários casos, a Inspecção Geral do Trabalho (IGT) deu pareceres favoráveis «a tal ilegalidade», uma atitude que os sindicalistas consideram ser lamentável e provocatória.
A USB já apresentou queixa ao Inspector Geral e aos responsáveis da IGT do distrito, solicitando esclarecimentos e responsabilidades.


Mais artigos de: Trabalhadores

Novo abate da frota pesqueira

O Governo decretou um novo abate da frota pesqueira. O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca denuncia as consequências: destruição de postos de trabalho, subida da importação de pescado e o aumento da pobreza.

Escolas precisam de resoluções concretas

Os problemas das escolas portuguesas só se resolvem com medidas concretas e não com «mais levantamentos, mais relatórios e mais apoio moral do Ministério da Educação», afirma o Sindicato dos Professores da Região Centro.Numa nota à imprensa, o SPRC sublinha que as sucessivas equipas ministeriais «têm-se esgotado em...

Investigação urgente na fábrica <em>Lena</em>

Os trabalhadores da fábrica de plásticos Lena concentraram-se no centro de Leiria, na manhã de segunda-feira, e entregaram uma carta ao Ministério Público exigindo averiguações urgentes na empresa. O objectivo é evitar o encerramento da empresa e a perda dos seus postos de trabalho.«É necessário que a justiça seja célere...