Eleições da Comunidade Urbana do Tâmega

A CDU, através dos seus eleitos nas Assembleias Municipais de Marco de Canaveses e Amarante, apresentou ao Procurador Ajunto da República no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel uma exposição requerendo a intervenção urgente do Ministério Público na defesa da legalidade e do interesse público.
O Regulamento Eleitoral, instrumento que regulará as eleições à Comunidade Urbana do Tâmega, que terão lugar no próximo dia 14 de Janeiro de 2005, aprovado pela Comissão Instaladora da Comunidade Urbana do Tâmega, na opinião da CDU viola a lei n.º 10/2003 de 13 de Maio, porquanto o mesmo prevê que a eleição para a Assembleia da Comunidade Urbana se proceda no âmbito de «círculos eleitorais», em que os partidos políticos apresentam uma lista a cada Assembleia Municipal dos municípios que Constituem a Comunidade Urbana.
«Na verdade a lei 10/2003 de 13 de Maio é clara e inequívoca quando determina a apresentação de listas únicas pelos partidos, coligações ou movimentos de cidadãos, ao universo eleitoral. Aliás, tem sido a prática em mais de 10 anos de existências de áreas metropolitanas, com normativas semelhantes, a apresentação de listas e respectiva votação proceder-se no âmbito de um único circulo eleitoral, fazendo-se a soma dos votos obtidos por cada lista» informa a coligação, em nota à comunicação social.
A CDU, não obstante não concordar com a efectiva concretização das Comunidades Urbanas, por não entender que não caracterizam na realidade uma verdadeira descentralização administrativa, pretende que se faça respeitar a lei e espera uma intervenção urgente do Ministério Público.


Mais artigos de: Nacional

Austeridade nas estradas

O novo Código da Estrada é mais severo que o anterior e agrava as multas e as sanções por condução sob efeito do álcool, excesso de velocidade, manobras perigosas e uso do telemóvel.

Descarga no rio Alviela

O presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros (Santarém) alertou, na passada semana, para a existência de mais uma descarga poluente no rio Alviela, que causou a morte de várias dezenas de peixes, junto à foz, perto de Vale Figueira.De acordo com o autarca comunista, já foram encontrados muitos peixes mortos e outros...

Lutar por transportes públicos

A Comissão de Utentes de Transportes Públicos e Acessibilidades de Atalaia reuniu, recentemente, com a Direcção de Transportes de Lisboa, com o intuito de exigir mais e melhores transportes públicos colectivos para a região. Estiveram presentes diversas entidades na iniciativa, nomeadamente, representantes da...