Em Paredes de Coura

SAP não pode fechar

O Centro de Saúde de Paredes de Coura pode vir a encerrar os seus serviços de urgência nocturna. Tal possibilidade está a gerar sérias preocupações entre a população atingida e motivou já um pedido de explicações do deputado comunista Honório Novo ao Ministério da Saúde no sentido de saber quais as intenções deste quanto ao futuro daquela unidade de saúde.
«Tenciona ou não esse Ministério encerrar o SAP deste Centro de Saúde ? Em caso afirmativo, com que justificações e critérios de serviço público de prestação de cuidados de saúde?», pergunta o parlamentar do PCP
no requerimento que dirigiu ao Governo.
A sustentar o propósito do Executivo, ao que se sabe, estará a alegada exiguidade dos recursos médicos que trabalham naquele Centro de Saúde, designadamente, admite-se, o facto de existirem médicos que em virtude do tipo de contratos estabelecidos não prestam serviços nocturnos.
A este facto preocupante acresce a hipótese de as autoridades de saúde estarem a equacionar a possibilidade de proceder à privatização do Centro de Saúde. Fala-se mesmo na «concessão» do respectivo funcionamento a um grupo de médicos, alegadamente interessado no encerramento do SAP, o que levou Honório Novo, confrontando directamente o Executivo com a questão, a inquirir sobre «é aceitável sequer equacionar esta hipótese face à situação concreta do concelho de Paredes de Coura que assim ficaria sem serviço público do Serviço Nacional de Saúde».
Com efeito, note-se, são inexistentes em Paredes de Coura quaisquer alternativas na prestação dos cuidados primários de saúde.


Mais artigos de: Assembleia da República

Um acto de gestão ruinosa

«Um acto de enorme gravidade e com consideráveis consequências para o futuro», assim classificou o Grupo Parlamentar do PCP a anunciada venda de 65 imóveis ocupados por serviços públicos.

PCP exige suspensão do processo

O Grupo Parlamentar do PCP exigiu ao ministro de Estado e da Defesa, Paulo Portas, a suspensão imediata do processo de privatização das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA). Sustentam os deputados comunistas que o actual Governo se encontra em gestão, pelo que, sublinham, qualquer decisão só deve ser tomada por...