Comunistas votam contra

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, na passada semana, a criação da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) que irá supostamente apoiar a recuperação dos imóveis degradados da Baixa da cidade.
A criação da sociedade anónima Porto Vivo SRU, detida em 60 por cento pelo Instituto Nacional de Habitação (INH) e em 40 por cento pela Câmara do Porto, foi aprovada com os votos favoráveis da maioria relativa PSD/CDS-PP (26), os votos contra da CDU (quatro) e BE (um) e as abstenções do PS (23).
A votação da proposta decorreu após cerca de quatro horas de discussões, a maior parte das quais centrada no modelo de gestão da SRU, com a oposição a defender um maior controlo da nova sociedade pelos órgãos autárquicos do Porto.
Esta Assembleia Municipal extraordinária foi convocada a pedido do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio (PSD), na sequência do chumbo da mesma proposta na reunião ordinária de dia 11, então com os votos contra de toda a oposição (PS, CDU e BE).
Em declarações à comunicação social, o deputado da CDU Artur Ribeiro reafirmou que os comunistas votaram contra todas as propostas apresentadas, dado que defendiam que a reabilitação da Baixa fosse gerida por uma empresa municipal, à semelhança do que acontece nas três SRU de Lisboa.


Mais artigos de: Breves Nacional

Uma mulher do nosso tempo

O Núcleo de Faro do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai trazer, sábado, ao átrio da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, a exposição intitulada «A Memória, a Obra e o Pensamento de Maria Lamas». Neste dia, 6 de Novembro, vai ainda realizar-se um debate subordinada ao tema da exposição.Maria Lamas foi...

Promover o artesanato

Arte secular e «imagem de marca» da vila alentejana que os viu nascer, os Tapetes de Arraiolos são «reis» numa mostra de sabores e de tapeçaria, que se iniciou sexta-feira. Trata-se da sétima edição da mostra gastronómica e feira do Tapete de Arraiolos, aberta até 7 de Novembro no pavilhão de actividades económicas da...

Combater o isolamento

Centenas de idosos do concelho de Beja participaram durante dois dias (sexta-feira e sábado) na BejaSénior, uma feira dedicada aos habitantes da terceira idade, onde ali puderam dançar, contar histórias, arranjar o cabelo ou maquilar-se.A iniciativa, que decorreu no Parque de Feiras e Exposições, foi promovida pela...