Pinochet em maus lençóis

Depois ter sido obrigado a comparecer, na quinta-feira da semana passada, perante uma junta médica que tratou de avaliar a possibilidade de Augusto Pinochet comparecer no julgamento da Operação Condor, o ex-ditador viu o Serviço de Impostos Internos do Chile apresentar uma acção judicial por crimes de evasão fiscal.
Em causa está a origem dos montantes depositados no período de 1994 a 2002, totalizando valores entre os 4 e os 8 milhões de dólares, segundo apurou uma subcomissão do insuspeito senado norte-americano, em contas do Riggs Bank dos EUA, cujos titulares são precisamente Pinochet e a sua esposa, Lucía Hiriart.
Paralelamente ao crime de fuga ao fisco, o líder da ditadura militar fascista que comandou o Chile entre 1973 e 1990, poderá ser acusado de outros crimes relacionados com o recebimento de subornos e a gestão danosa de fundos públicos.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Música contra Bush

Mais de 20 mil pessoas participaram, sábado passado, no concerto de abertura da iniciativa «Voto para a mudança», que decorreu numa das principais avenidas da cidade de Filadélfia, nos EUA.Bruce Springsteen e os R.E.M. foram os nomes mais sonantes da noite que fez da música uma arma de combate contra Bush, mas outros...

Sem-Terra temem pela vida

O Movimento dos Sem-Terra da Bolívia (MST-B) denunciou, sexta-feira da semana passada, em comunicado, temer que os latifundiários da zona oriental do país ordenem aos paramilitares um ataque contra acampamentos de camponeses naquela região.Perante a eminência de um «banho de sangue», o MST-B apelou às autoridades o...