Com as mãos no fogo

Segundo os dados revelados por um relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) da ONU, cerca de 95 por cento dos incêndios são motivados directamente pela mão humana.
O documento divulgado à imprensa indica que em 2003 arderam, só na Europa, 700 mil hectares de floresta, valor que ao nível global, para o ano de 2002, aumenta para os 350 milhões de hectares, uma área do tamanho da Índia.
Na base deste cenário catastrófico estão, de acordo com a FAO, actividades criminosas e o uso não controlado do fogo na agricultura, usado para limpeza de terrenos, para plantação ou caça.
Algumas das medidas aconselhadas por este organismo passam por uma maior e mais qualificada intervenção estatal, mas também pelo envolvimento das populações ao nível local.
A par da educação ambiental e sensibilização para a importância da conservação dos recursos naturais do planeta, a FAO considera que o envolvimento das populações na partilha dos rendimentos provenientes da floresta influenciam decisivamente a prevenção e combate às chamas.
O exemplo mais expressivo desta realidade é o de uma aldeia na China onde os incêndios não controlados não deflagram há já três décadas e meia, fruto de uma política que beneficia os habitantes com os rendimentos da silvicultura local.


Mais artigos de: Aconteceu

Armstrong faz história

O ciclista norte-americano Lance Armstrong venceu, pela sexta vez consecutiva, a mais importante prova do calendário velocipédico mundial, a Volta à França.Com mais esta vitória no Tour, Armstrong entra para a história da modalidade superando os quatro anteriores ciclistas que haviam conseguido vencer a prova por cinco...

Termómetros no máximo

Desde a semana passada que os termómetros não param de subir em Portugal. De acordo com informações avançadas pelo Instituto de Meteorologia, a onda de calor que se abateu sobre o território nacional deve-se a uma frente quente proveniente dos desertos do norte de África, situação que deverá, a partir de hoje, começar a...

Fisco tem que pagar

O Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, determinou que a administração fiscal deverá cumprir a lei no que toca à indemnização compensatória dos contribuintes que tenham visto os respectivos processos fiscais anulados ou revisto com atraso.O comunicado, divulgado segunda-feira, determina que os «contribuintes têm o...

Urânio afecta militares

Segundo informações postas a circular na sexta-feira da semana passada, em Roma, cerca de 19 soldados regressados da guerra do Iraque poderão estar internados numa unidade hospitalar italiana devido às consequências do uso de urânio empobrecido.A esta notícia, avançada na edição de ontem do Diário de Notícias, junta-se...