EUA guardam Saddam

Os EUA pretendem manter a «custódia física» de Saddam Hussein, revelou a semana passada o jornal The Washington Post, citando declarações do responsável norte-americano no Iraque, Paul Bremer.
Segundo Bremer, após 30 de Junho, e caso o governo iraquiano o solicite, os EUA entregarão a custódia legal de Saddam Hussein a Bagdad, mas o exército norte-americano continuará a ter o prisioneiro a seu cargo.
«Uma coisa é a custódia legal e outra a custódia física», afirma Bremer. A «solução» parece agradar a ambas as partes, pois por um lado salvaguarda-se, do ponto de vista formal, a «soberania» iraquiana, que simbolicamente fica responsável pelo ex-presidente, e por outro os EUA deixam de ter, também formalmente, um «prisioneiro de guerra».


Mais artigos de: Breves Intenacional

À procura de imunidade

Os Estados Unidos estão a pressionar o novo governo interino iraquiano para que os mercenários a trabalhar no Iraque tenham imunidade perante a legislação do país, tal como sucede com os militares norte-americanos, informou a agência France Presse. A ser aceite esta pretensão, os chamados «contratados civis» ficarão numa...

Malvinas em debate

A ONU voltou a reiterar o carácter colonial do caso das Ilhas Malvinas e a advogar uma solução pacífica negociada da questão entre a Argentina e o Reino Unido.Numa resolução adoptada a semana passada pelo comité de descolonização, a ONU lamenta que apesar de um amplo apoio a uma negociação ainda não se tenham aplicado...