Camponeses ocupam terra

Respondendo positivamente à semana de paralisação convocada pela Central dos Trabalhadores Bolivianos (COB), centenas de camponeses ocuparam duas propriedades rurais, quarta-feira da semana passada, no sul do país, em protesto contra a não aplicação do decreto que obriga o governo a expropriar solos entregues de forma fraudulenta a entidades privadas.
Os camponeses exigem que o Estado proceda à distribuição de terra pelos agricultores necessitados e ameaçam continuar a vaga de ocupações caso o executivo não ceda às suas reivindicações.
Paralelamente, diversos sectores de actividade convocaram greves contra a política de Carlos Mesa. Professores e auxiliares, médicos, enfermeiros e mineiros já pararam em alguns pontos do país, sendo de esperar a adesão maciça da maioria dos trabalhadores bolivianos à greve convocada pela COB, que promete a radicalização da luta.


Mais artigos de: Breves Intenacional

Metalúrgicos vencem batalha

O Tribunal do Trabalho do Estado do Paraná, no Brasil, decidiu, sexta-feira da semana passada, dar razão à queixa apresentada pelos trabalhadores da fábrica da Wolkswagen-Audi contra a entidade patronal.Cinco dias depois do início de uma nova paralisação, os metalúrgicos concentraram-se junto ao tribunal para ouvir a...

Confrontos violentos na Nigéria

A Human Rights Watch (HRW) acusou, segunda-feira, as autoridades policiais nigerianas de terem abusado da força na cidade de Kano resultando na morte de dezenas de pessoas.Aquela cidade do centro da Nigéria viu-se envolvida, na semana passada, em violentos confrontos entre as comunidades muçulmana e cristã nos quais...