Alemanha regressa às 40 horas

Após ter perdido, há quase um ano, a batalha pelas 35 horas nas empresas do leste da Alemanha, o poderoso sindicato dos metalúrgicos alemães, IG Metall, assinou no passado mês de Fevereiro um acordo com o patronato que permite o aumento do horário semanal de trabalho.
Qualquer alteração deverá passar por acordos de empresa validados pelo IG Metall e não poderá aplicar-se aos operários da montagem, mas apenas aos sectores de mão-de-obra altamente qualificada, como é o caso da investigação e desenvolvimento, planificação ou formação.
Apesar disso, numerosas empresas já exigiram a abertura de negociações, ameaçando deslocalizar a produção caso não seja alcançado um entendimento.
A DaimlerChrysler é uma das que já anunciou ter chegado a acordo com o IGMetall, que lhe permitirá propor a dez mil assalariados um horário de 40 horas em troca de um aumento salarial proporcional, mas sem qualquer compensação a título de horas suplementares.
Marcas como a Porsche, Continental ou Siemens revelaram que estão igualmente a negociar neste domínio. Ao todo estima-se que 270 empresas alemãs possam vir a reintroduzir em breve o horário das 40 horas semanais.


Mais artigos de: Breves Europa

Impactos do acordo de Agadir

Os impactos do acordo Agadir que estabelece o comércio livre entre a União Europeia e a Jordânia, Egipto, Tunísia e Marrocos, preocupam a deputada do PCP, Ilda Figueiredo, que dirigiu uma pergunta escrita à Comissão, solicitando esclarecimentos sobre as suas implicações para alguns sectores nacionais.Este acordo,...

Justiça para prisioneiros de Gantanamo

O Parlamento Europeu aprovou, dia 10, uma recomendação exigindo um julgamento justo para os prisioneiros ilegalmente detidos na base norte-americana de Gantanamo. Esta posição, considerada por Ilda Figueiredo, «urgente e necessária» embora «tardia», teve origem numa iniciativa do Grupo Esquerda Unitária, de que fazem...

Combate à exclusão sem verbas

O programa comunitário de medidas de combate e prevenção da exclusão previa uma verba para o período 2002-2006 de apenas 75 milhões de euros. Tendo em conta o próximo alargamento da UE, o Parlamento Europeu aprovou na passada semana um insignificante reforço de mais 10 milhões de euros.Salientando que a verba inicial...