Contradições fatais

Na semana em que a Comissão Europeia reconheceu que os objectivos da chamada «estratégia de Lisboa» estão longe de serem atingidos, Ilda Figueiredo considerou que as causas deste fracasso residem nas «contradições fatais» que o projecto enferma desde o seu lançamento.
Intervindo na conferência de presidentes, aberta aos deputados do PE, realizada no dia 21, a deputada do PCP sublinhou que a concretização dos dois objectivos centrais para os grupos e económicos e financeiros (a liberalização de sectores básicos e a flexibilidade dos mercados de trabalho) iria «necessariamente impedir o objectivo propagandeado do espaço económico mais dinâmico e competitivo do mundo, da criação de mais e melhores empregos e de inclusão social». Em vez disso temos «mais desigualdades, menos coesão económica e social e continuação do deficiente investimento na investigação científica, na educação, na formação e na cultura.


Mais artigos de: Europa

A participação do PCP

Os comunistas portugueses marcaram presença nas iniciativas do Fórum Mundial Social, realizado nos estado indiano de Bombaim.

O Fórum de Bombaim

Pela primeira vez, o Fórum Social Mundial (FSM) decorreu fora do Brasil e da cidade de Porto Alegre, onde nasceu e cresceu nas suas três primeiras edições. Este ano, o quarto FSM foi em Bombaim, na Índia, e decorreu entre 16 e 21 de Janeiro.Participar nestes FSM é sempre uma experiência inesquecível, seja pelo calor dos...