Homenagem a Vítor de Sá

O militante comunista Vítor de Sá, «homem de cultura, destacado militante das causas da liberdade, da democracia, da justiça social» foi homenageado, em voto em sua memória, pela Assembleia da República.
O texto, aprovado por unanimidade, recorda o combatente «sempre envolvido na luta contra o fascismo, pela liberdade», que foi preso oito vezes pela PIDE, julgado duas vezes em Tribunal Plenário e impedido de tomar posse como professor na Escola Técnica der Braga.
«Homem de resistência e de cultura, proibido de exercer a profissão de editor, mergulha na aventura de abrir em Braga uma livraria, a Livraria Vítor, que foi lugar de tertúlias mas também de refúgio, de conspiração, de luta pela democracia», salienta o voto apresentado pela bancada comunista, no qual a Assembleia da República presta homenagem ao seu antigo deputado, «cidadão exemplar, condecorado com a Ordem da Liberdade» e «apresenta aos seus familiares as mais sentidas condolências».


Mais artigos de: Breves Assembleia

Saúde e seguradoras

O Grupo Parlamentar do PCP solicitou, com carácter de urgência, a presença do Ministro da Saúde no Parlamento para prestar esclarecimentos sobre eventuais negociatas que estariam a ser congeminadas entre os Hospitais SA e companhias de seguros.Esta possibilidade, sob a forma de protocolos a celebrar entre os hospitais...

Casa do Douro

A conferência de líderes agendou para o próximo dia 21 uma proposta do Governo sobre o regime jurídico dovinho e da vinha, tendo nesse mesmo dia lugar a discussão de pedidos de apreciação parlamentar (ratificação) do PCP e do PS sobre a Casa do Douro. No dia 23 da próxima semana subirá ao plenário da Assembleia da...