MÉRTOLA

Câmara discrimina munícipes

A Câmara Municipal de Mértola discrimina os munícipes que não vivem na sede do concelho, acusa a Comissão Concelhia do PCP.
Em Julho, o presidente da autarquia apresentou uma proposta de Regulamento para Arrendamento de Habitação Social, que previa que as casas da CM se destinassem apenas a quem residisse na vila de Mértola. A medida foi condenada pelos eleitos do PCP, que a consideraram «injusta, imoral e absurda do ponto de vista técnico».
Um mês depois, o presidente reconheceu que o regulamento devia destinar-se a todos os habitantes do concelho, mas, em Outubro, foi publicado um edital que abriu concurso para o arrendamento de habitação social, mas a que apenas podiam concorrer os residentes da vila.
Na última reunião da CM, realizada no início de Dezembro, foi discutido um novo edital, depois do PCP alertar para a ilegalidade da situação. «O presidente – no seguimento das suas habituais cambalhotas políticas – deu o dito por não dito e propôs que saísse um novo edital, alargado a todo o concelho». No entanto, o prazo seria de apenas uma semana e os habitantes de Mértola teriam prioridade. «Só depois de todos os concorrentes da vila beneficiarem – e caso sobrem habitações – é que seriam contemplados os restantes cidadãos do concelho», explicita a Comissão Concelhia.
Os eleitos do PCP votaram contra, defendendo que o prazo deve ser alargado pois «as casas da câmara, numa situação de arrendamento social, deveriam estar acessíveis a todos os cidadãos do concelho».


Mais artigos de: Breves PCP

Unidade foi fundamental

O acordo de princípio assinado entre a administração e os representantes sindicais da Soflusa «só foi possível com a unidade de todos os trabalhadores, cujo momento alto foi a greve de 19 de Setembro a 3 de Outubro. Fica assim provado que vale a pena lutar», afirma a célula do PCP na transportadora naval.«É com este...

Mais despedimentos na Bela Olhão

A Comissão Concelhia de Olhão do PCP alerta para o facto de estar em curso mais uma vaga de despedimentos na conserveira Bela Olhão. Todos os dias trabalhadores da empresa recebem cartas de rescisão dos contratos. «É já voz corrente que a Bela Olhão vai encerrar definitivamente as portas», diz o PCP.Sete anos depois da...