Desemprego de jovens licenciados dispara

Em Abril deste ano, estavam inscritos nos centros de emprego do distrito de Lisboa 10100 trabalhadores com mais do que o 12.º ano de escolaridade, de acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). A grande maioria são jovens licenciados, perfazendo no total 11 por cento do total de desempregados, um valor superior ao total do continente (7,5 por cento).
Neste distrito e no mesmo mês, registou-se mais 23,5 por cento de desempregados do que em Abril de 2002, mas é nos trabalhadores com habilitações superiores que se verifica o maior aumento de desempregados: mais 35 por cento do que no ano anterior.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2002 cerva de 20 por cento dos trabalhadores em áreas profissionais com habilitações de nível superior tinham contratos de trabalho não permanentes.
Em comparação com 1998, o desemprego nos licenciados aumentou drasticamente no ano passado. No quarto trimestre, havia mais 63 por cento de desempregados com habilitações de nível superior do que no mesmo período em 1998.


Mais artigos de: Juventude

Governo menospreza jovens licenciados

O desemprego está a crescer, em especial nos jovens licenciados. O distrito de Lisboa é o mais afectado, como denunciou a Interjovem, anteontem.

Crianças deficientes excluídas

A Lei de Bases da Educação – proposta pelo Governo – não promove a integração das crianças até aos três anos com necessidades especiais. Esta é a opinião da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) que acusa o executivo de encaminhar estas crianças para instituições particulares ligadas à assistência social.A APD...

Concurso de bandas em Setúbal

O Concurso Regional de Bandas de Setúbal, organizado pela JCP, tem lugar no dia 5 de Julho, no Barreiro, com as cinco bandas seleccionadas. Até lá as maquetas enviadas estão a ser ouvidas por um júri constituído por Natália Alves (Rádio Radar), Vasco Ramos (música da banda More than a Thousend) a cantora Helena Guerra,...

Exames nacionais já começaram

Os exames nacionais do 12.º ano iniciaram-se na segunda-feira, com as provas de Português. Quase 129 mil alunos inscreveram-se nestes exames, menos oito mil do que em 2002.Os exames são necessários para a conclusão do 12.º ano e para o ingresso no ensino superior. Dos inscritos, 57 por cento são do sexo feminino e 43 por...