«Pintemos pelos Direitos»

JCP promove mostra de pintura na Festa da Alegria

Numa altura em que o direito à educação pública, ao emprego com direitos, à habitação, à sexualidade, à paz, à saúde e à participação juvenil estão a ser postos em causa pelo Governo, a JCP convida os jovens a mostrar a sua indignação através da pintura de telas que serão expostas na Festa da Alegria, marcada para 26 e 27 de Julho, no Parque de Exposições de Braga.
«Pintemos pelos Direitos» é o tema proposto. Tudo o resto é deixado ao critério dos participantes, desde as áreas a tratar até aos materiais utilizados. As candidaturas já começaram a chegar à sede nacional da JCP e aos centros de trabalho do PCP. São aceites candidatos individuais e colectivos.
«Os direitos da juventude estão a sofrer retrocessos e é preciso contrariar esta tendência. Esta é uma forma de potenciar a luta pelos direitos», afirma Paulo Raimundo, membro da Direcção da JCP, ao Avante!. «Qual vai ser o futuro das novas gerações? Estão em causa os direitos da população em geral, mas os jovens são os mais visados», acrescenta.
Quanto maior for a diversidade de assuntos abordado nas obras, melhor. Aliás, a selecção das propostas terá isso em conta. «Até agora há mais propostas relacionadas com o ensino. E numa área desta dimensão, é natural que sejam pintados vários murais na mesma tela», refere Paulo Raimundo.
Algumas das obras seleccionadas serão expostas igualmente na Festa do Avante!, a 5, 6 e 7 de Setembro, na Amora.

A finalíssima para a Atalaia

O espaço da JCP na Festa da Alegria é composto por uma exposição sobre a luta juvenil, um restaurante com esplanada, uma banca de venda de materiais e o Palco da Juventude. Está prevista a realização de debates políticos, bem como uma campanha de afirmação e venda do Agit.
No Palco da Juventude terá lugar a final dos 17 concursos de bandas regionais (que decorrem até meados de Julho em todo o País), onde serão apurados os nove grupos que actuarão na Festa do Avante!, no Palco Novos Valores.
«Os concursos regionais envolvem milhares de pessoas e têm já uma tradição que nos obriga a reflectir sobre a iniciativa todos os anos. E é preciso criarmos condições para que as expectativas não se frustrem», afirma Paulo Raimundo, sublinhando a grande adesão de bandas e de assistência aos concursos regionais. Por exemplo, mais de 800 pessoas assistiram ao espectáculo realizado em Viana do Castelo. «No Porto, já o prazo tinha terminado, continuavam a chegar maquetas», acrescenta.
Paulo Raimundo garante que jovens de todo o País rumarão a Braga, uns para tocar, outros para assistir. Até porque muitas destas bandas têm grupos de fãs que os seguem em todos os espectáculos.
«Ir tocar ao Palco Novos Valores da Festa do Avante! é uma referência. Há bandas que vão lá actuar e passado duas semanas estão a fazer espectáculos noutros sítios. E outras que no ano seguinte tocam no Palco 25 de Abril. Isto é estimulante», salienta.

Reforçar a JCP

«Certamente, muitos dos jovens que irão à Festa da Alegria nunca foram à Festa do Avante!. É uma oportunidade de lhes dar a conhecer o que são as Festas do Partido e quem sabe se, passados dois meses e meio, não irão à Atalaia. É também uma forma de promover as actividades da JCP», considera Paulo Raimundo.
«Estes momentos caracterizam-se pelo reforço da organização. São alturas em que somos “obrigados” a chamar mais gente para o trabalho, na preparação das iniciativas e na montagem do espaço. Mais gente traz mais gente e o trabalho e a organização saem reforçados», adianta.
A Organização de Braga da JCP considera que a última Festa da Alegria – realizada em 2000 – constituiu um reforço importante na organização. «Lá está, foram “obrigados” a contactar muita gente e houve uma dinâmica nova. Este é o espírito da Festa do Avante!, mas é também o espírito de qualquer iniciativa do Partido. As pessoas ficam a conhecer o PCP e a JCP e muitos inscrevem-se. Muitos quadros destacados de Braga apareceram assim na última Festa da Alegria», comenta Paulo Raimundo.

Inscreve-te até 29 de Maio

As inscrição na mostra de pintura «Pintemos pelos Direitos» podem ser feitas até 29 de Maio nos centros de trabalho do PCP, na sede nacional da JCP, através do e-mail [email protected] ou [email protected] e pelos telefones 21 793 09 73 ou 253 61 68 50.
Na inscrição, tem de ser indicado o tema escolhido. No fim de Maio os participantes recebem uma tela de pano cru de 45 metros quadrados (25m x 1,80m). A obra deve ser entregue até 12 de Junho. O período seguinte será dedicado ao estudo da melhor sequência das telas, da forma de as expor mais adequada e à sua montagem na Festa da Alegria. A mostra é limitada a 20 participações, em nome individual ou em grupo.
Para mais informações, consultar o site da JCP em www.jcp-pt.org ou qualquer centro de trabalho do PCP.


Mais artigos de: Juventude

Secundário intensifica contestação

Greve às aulas e a participação numa manifestação nacional em Lisboa foi a forma escolhida pelos estudantes para protestar contra o Ministério da Educação.

É urgente a unidade dos estudantes

A Organização de Braga da JCP alerta para as propostas do executivo para o ensino superior e defende o esclarecimento dos estudantes e as acções unitárias.

Boletim «Intervir» já saiu

A Organização Regional dos Açores da JCP lançou o boletim «Intervir» no fim da semana passada, conforme foi decidido na Reunião Regional de Quadros que se realizou em Abril.O primeiro número do «Intervir» aborda o tema da guerra no Iraque, os problemas laborais em Portugal, o Encontro Regional de Quadros dos Açores da...

Concurso de bandas de Setúbal e Braga

O prazo para a entrega das inscrições e das maquetas para o Concurso Regional de Bandas de Setúbal para o Palco Novos Valores da Festa do Avante! termina a 8 de Junho.A ficha de inscrição e o regulamento do concurso estão disponíveis nos centros de trabalho do PCP da região. As maquetas devem ser enviadas para JCP,...