PJ investiga Finanças

A Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira deteve, na passada semana, 17 indivíduos suspeitos de corrupção fiscal.
A mega-operação da Polícia Judiciária culminou meses de investigações à Direcção de Finanças de Setúbal, à qual pertenciam 13 dos 17 detidos, alguns desempenhando funções como quadros superiores e intermédios.
Os restantes quatro elementos alegadamente envolvidos, dois advogados, um jurista e uma técnica de um gabinete de consultoria e contabilidade, funcionavam como intermediários no negócio, constituindo a segunda célula operativa, articulada pela estrutura de cúpula dos altos funcionários das Finanças.
A alegada fraude consistia em anular ou retardar o pagamento das contribuições de determinadas empresas devedoras ao fisco, das quais foram até agora detectadas cerca de uma centena, intervindo na fase dos processos graciosos e contenciosos fiscais, resultando em prejuízos ainda por quantificar para a administração fiscal.
O Tribunal de Setúbal já ouviu os suspeitos, tendo aplicado como medidas de coacção uma caução de 15 mil euros para um dos arguidos, e determinado a apresentação periódica às autoridades com termo de identidade e residência a três funcionários das Finanças.


Mais artigos de: Aconteceu

Câmaras da revolta

A Associação Portuguesa de Realizadores manifestou-se, em conferência de imprensa, quarta-feira da semana passada, contra o plano de mercantilização do cinema português, contida no novo anteprojecto da Lei das Artes Cinematográficas e Audiovisuais.Tal como já haviam feito durante a discussão pública do diploma, os...

Mulher de muitas lutas

Decorreu ontem na Livraria Bertrand, em Lisboa, a apresentação do livro «Maria Lamas. Biografia», de Maria António Fiadeiro.A obra visa, segundo a autora, dar a conhecer o trabalho e a vida de uma lutadora pela emancipação da mulher como «uma realização profissional, uma consciencialização cívica».O livro compila textos...

Exoneração «atípica»

A direcção clínica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, decidiu, na passada quarta-feira, demitir o director do serviço de doenças infecciosas, Francisco Antunes, na sequência das declarações proferidas por este numa entrevista à TVI.O médico alertou, na referida entrevista, para a inexistência de condições de...