Mulher de muitas lutas

Decorreu ontem na Livraria Bertrand, em Lisboa, a apresentação do livro «Maria Lamas. Biografia», de Maria António Fiadeiro.
A obra visa, segundo a autora, dar a conhecer o trabalho e a vida de uma lutadora pela emancipação da mulher como «uma realização profissional, uma consciencialização cívica».
O livro compila textos daquela militante comunista e testemunhos de diversas pessoas que com ela conviveram.
Na década de vinte, Maria Lamas colabora com as secções infantis de diversos jornais, passando a coordenar o suplemento Modas & Bordados do qual seria directora até ser compulsivamente afastada em 1947.
A par da carreira jornalística escreve romances, contos infantis e organiza mostras, imprimindo à revista um carácter «resistente e sobrevivente, que acompanha a evolução da mulher, a sua promoção cultural e cívica», como refere Maria António Fiadeiro, que destaca o papel de Maria Lamas na resistência ao fascismo.
Colabora na criação do MUD Juvenil e é eleita presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, que é depois encerrado. Inicia a sua obra mais relevante As Mulheres do meu País, que edita em fascículos quinzenais.
No regresso de uma viagem aos países socialistas é presa, passando desde então a ser vigiada pela PIDE até ao seu exílio em Paris.
Depois do 25 de Abril volta à Modas & Bordados como directora honorária, vindo a falecer em 1983 com 90 anos de idade.


Mais artigos de: Aconteceu

Câmaras da revolta

A Associação Portuguesa de Realizadores manifestou-se, em conferência de imprensa, quarta-feira da semana passada, contra o plano de mercantilização do cinema português, contida no novo anteprojecto da Lei das Artes Cinematográficas e Audiovisuais.Tal como já haviam feito durante a discussão pública do diploma, os...

PJ investiga Finanças

A Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira deteve, na passada semana, 17 indivíduos suspeitos de corrupção fiscal.A mega-operação da Polícia Judiciária culminou meses de investigações à Direcção de Finanças de Setúbal, à qual pertenciam 13 dos 17 detidos, alguns desempenhando...

Exoneração «atípica»

A direcção clínica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, decidiu, na passada quarta-feira, demitir o director do serviço de doenças infecciosas, Francisco Antunes, na sequência das declarações proferidas por este numa entrevista à TVI.O médico alertou, na referida entrevista, para a inexistência de condições de...