Liberdade para detidos na Turquia

Um deputado holandês do Parlamento Europeu apelou à libertação de quatro antigos deputados curdos, entre eles uma mulher, Leyla Zana, presos há nove anos na Turquia por alegado apoio aos independentistas curdos.
Leyla Zana, de 42 anos, Hatip Dicle, Orhan Dogan e Selim Sadak foram condenados em Dezembro de 1994 a 15 anos de prisão por auxílio a activistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Na quinta-feira da passada semana, o deputado holandês do parlamento europeu Joos Lagendijk, líder de uma delegação parlamentar que acompanha o processo, defendeu a libertação imediata dos antigos deputados curdos, considerando que «após nove anos na prisão, eles têm direito a liberdade condicional enquanto aguardam o veredicto». O processo dos quatro ex-deputados curdos foi reaberto há cerca de um mês por decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, que considerou o primeiro processo injusto.


Mais artigos de: Breves Europa

Checos referendam adesão

O presidente da República Checa, Vaclav Klaus, marcou os dias 13 e 14 de Junho o referendo sobre a adesão do país à União Europeia. O governo checo defendeu inicialmente que a consulta se deveria realizar a 15 e 16 de Junho, um domingo e uma segunda-feira, para garantir uma maior participação. No entanto, o Parlamento...