Lisboa

DORL lança campanha contra o desemprego

«Trabalho é direito fundamental, desemprego não é solução», é o lema da campanha que a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP decidiu lançar na passada terça-feira, visando combater o desemprego, cada vez maior no distrito de Lisboa.
De facto, o desemprego atinge já neste distrito cerca de 90.000 trabalhadores, sendo que só no mês de Janeiro inscreveram-se nos Centros de Emprego de Lisboa cerca de 2.200 pessoas, fazendo subir em 19,3% o número de desempregados do distrito relativamente a Janeiro de 2002. Entretanto, dezenas de empresas, nomeadamente do sector produtivo, ameaçam encerrar e outras grandes empresas nacionais retomam projectos de redução de milhares de trabalhadores, com particular incidência no distrito.
Como causa deste flagelo, a DORL aponta a política do Governo PSD/PP, que impõe ao País os mais baixos salários da UE, aumenta o custo de vida, reduz brutalmente direitos sociais e colectivos com o Pacote Laboral e procura privatizar a Segurança Social e outras áreas sociais.
A campanha da DORL, cuja primeira fase termina a 16 de Maio, assenta em iniciativas concelhias e distritais de natureza diversa, designadamente num abaixo-assinado contra o desemprego, e prevê a realização de mais de uma centena de reuniões com organizações de trabalhadores e instituições de natureza social, bem como uma intensa acção de esclarecimento político sobre as causas políticas do desemprego junto dos trabalhadores e das populações.


Mais artigos de: PCP

Desmandos patronais aumentam

A Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP eleita na 5. Assembleia de Organização reuniu pela primeira vez no sábado passado. Em debate esteve, como na reunião da direcção de Castelo Branco, a situação política e social.

Mobilizar vontades

Integrado no ciclo «Em Movimento por um Portugal com Futuro», decorreu no passado sábado, no Hotel Continental, em Lisboa, o Encontro do PCP sobre Educação e Ensino, que contou com a presença de Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP.

«A paz não se rende!»

Outra educação num mundo de paz foi o mote do discurso do Secretário-Geral do PCP no Encontro, antes de, tal como todos os presentes, comparecer no cordão humano que se realizava em Lisboa a partir das 15h00.Salientou o clima de «crise de confiança» gerado pelo Governo em diversas áreas, reflectindo-se naturalmente na...

Comunistas recordam Abril

A aproximação do 29º aniversário da Revolução de Abril de 1974 foi o motivo para o almoço de convívio organizado pela Comissão Concelhia de Sintra do PCP que juntou, no domingo passado, num restaurante da Várzea de Sintra, mais de 200 militantes e simpatizantes comunistas.Após algumas palavras de introdução proferidas...

Viana Pescas em risco de encerrar

A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo, integrando uma delegação do PCP, visitou, na sexta-feira passada, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo onde, em encontros com a Administração e trabalhadores, se inteirou das dificuldades da empresa e das medidas em curso para a viabilização da empresa. A delegação do PCP...

PCP na Galiza

Nos dias 4, 5 e 6 de Abril, uma delegação do PCP e da JCP, constituída por membros das direcções da Organização de Beja e do Litoral Alentejano, participou, na cidade de Córdova, na Festa do Partido Comunista da Andaluzia.No stand aí montado, venderam-se produtos regionais alentejano e distribuíram-se diversos documentos...