Construção no Pinhal de Ofir
A Comissão Concelhia de Esposende do PCP está profundamente indignada com o recente licenciamento da construção de dezenas de vivendas de luxo e apartamentos no Pinhal de Ofir, que confirma, afinal, a acção desastrosa da Câmara Municipal de Esposende nos últimos anos.
O PCP, que há muitos anos se manifesta em defesa do litoral de Esposende e, em 1994, quando da elaboração do Plano Director Municipal, apontou medidas concretas de preservação deste espaço, considera que a decisão agora tomada vai traduzir-se «pela morte do último reduto verde da faixa mais litoral do concelho», apenas para favorecer «os interesses de um grupo reduzido de construtores civis».
De facto, a maioria PSD que há anos governa Esposende e os sucessivos governos nunca adoptaram qualquer medida de salvaguarda do Pinhal de Ofir, tendo sido o PSD, com o apoio do PS e do CDS/PP, que inscreveu a zona verde de Ofir no PDM como espaço de construção. Daí, «falar da preservação do ambiente em Esposende», não passe de «falácia, cinismo e palavreado oco».