Partido do Trabalho da Bélgica avança nas eleições municipais

Nas eleições municipais do dia 14, o Partido do Trabalho da Bélgica (PTB) conseguiu um significativo avanço nas cidades mais importantes da Flandres e continuou a progredir em Bruxelas e Valónia. Destacam-se os resultados em Bruxelas, com 11,6%; Antuérpia, a 2.ª cidade portuária europeia, com 8,7%; nas duas cidades mais importantes da Valónia, Liège, com 16,3%, e Charleroi, com 15,7%; e em Gante, a 2.ª maior cidade da Flandres, com 7,1%.

«Conseguimos os objectivos em todo o país», disse Peter Mertens, presidente do PTB. «Pela primeira vez, deixámos de ser um fenómeno urbano baseado em Antuérpia e Liège para conseguir um avanço em quase todas as cidades médias e grandes da Valónia, da região de Bruxelas e da Flandres. Passámos de 50 a 156 representantes públicos».

«Na campanha eleitoral, os partidos tradicionais discutiram muito lugares e coligações. O PTB centrou-se em questões de fundo», frisou Raoul Hedebouw, porta-voz do partido. «Conseguimos que tenham sido abordados temas como a habitação social de qualidade. O transporte público urbano gratuito e a sua importância ecológica. A governabilidade, exigindo reduzir para metade os salários dos alcaides das grandes cidades, porque os representantes públicos devem viver como o povo e não noutro mundo».




Mais artigos de: Europa

Dezenas de deputados do PE contra fascismo no Brasil

Dezenas de deputados de diferentes grupos políticos do Parlamento Europeu subscreveram o «Manifesto Internacional contra o Fascismo no Brasil», iniciativa brasileira divulgada naquele órgão da UE pelos eleitos do PCP. Na segunda volta das eleições presidenciais do Brasil, marcada para o próximo dia 28, «a possibilidade...

Aliados de Merkel recuam nas eleições na Baviera

RECUO O partido conservador bávaro CSU, que integra a coligação que governa a Alemanha, perdeu a maioria absoluta no parlamento da Baviera, face ao avanço dos Verdes e do partido anti-imigração AfD.

Açores em Bruxelas

Grupo de trabalhadores e sindicalistas de sete ilhas dos Açores estiveram em Bruxelas e foram recebidos, a 10 de Outubro, pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu.

Desigualdades, realidade e causas

No âmbito da intervenção no Parlamento Europeu (PE) somos diversas vezes confrontados com discussões em torno de questões sociais pertinentes e prementes. Sistematicamente, a caracterização razoavelmente fiel da realidade é aposta a uma abordagem onde a direita e social-democracia discutem os pressupostos, omitindo...