Faleceu Vítor Martins
Faleceu subitamente, na semana passada, o camarada Vítor Martins, membro da Direcção da Organização Regional de Lisboa do Partido, com tarefas na Festa do Avante!, na propaganda e na Organização Concelhia de Sintra. No seu funeral, ao qual compareceram dezenas de camaradas e amigos, Armindo Miranda, da Comissão Política, sublinhou alguns dos seus mais relevantes dados biográficos e traços de personalidade.
Vítor Martins começou a trabalhar, com apenas 11 anos, numa oficina de serralharia, tendo sido também canalizador e pedreiro. Foi bombeiro, treinador e atleta da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais e, entre 1973 e 1981, atleta de competição. Desempenhou ainda as funções de vice-presidente do Grupo Desportivo da Malveira.
A sua actividade revolucionária iniciou-a em 1975, com a adesão à União da Juventude Comunista (UJC). Em finais de 1982 passou a funcionário da JCP, desempenhando várias tarefas, entre as quais a responsabilidade pela Organização do Minho. Foi membro do Secretariado da Direcção Nacional da JCP. Em 1990, foi para a Madeira como funcionário do Partido. Nos 15 anos em que esteve na Madeira revelou características importantes para o trabalho de um funcionário do Partido, sublinhou Armindo Miranda: «Não idealizar a realidade, trabalhar para a transformar, mas a partir dessa mesma realidade concreta.»
Regressado ao continente em Junho de 2005, integrou o executivo da DORL, com a responsabilidade pelo trabalho do Partido no concelho de Sintra, tarefa que um «terrível e inesperado AVC» interrompeu.
Vítor Martins deixa dois filhos, Raquel e Levy.